Tecnologia Educacional


A tecnologia é um importante aliado para que os estudantes possam explorar os conteúdos de forma interativa e dinâmica e, assim, produzir e construir o conhecimento. O Colégio Farroupilha, atento ao contexto mundial de inovação, implementa novidades constantes nesse âmbito.

O setor de Tecnologia Educacional tem como objetivo atuar em parceria com os professores das diferentes áreas do conhecimento para integrar diversas tecnologias em atividades e projetos que propiciem a reflexão e o pensar sobre o conhecimento da sociedade contemporânea.

No currículo, estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais têm aulas de Tecnologia Educacional, que complementam os estudos dos demais componentes curriculares e os preparam para usar diferentes dispositivos, de acordo com suas faixas etárias e aprendizagens desenvolvidas.

Além do apoio constante aos professores, o setor de Tecnologia Educacional é responsável por pesquisar e implementar no Farroupilha diferentes parcerias, como com o Google for Education e com a Encyclopædia Britannica, bem como por desenvolver aplicativos que facilitem o cotidiano escolar, como o EducaBee e o PicLearning. O setor também promove ações, como a Semana Farroupilha Digital, e coordena projetos, como o Conexão Farroups, grupo de educação midiática do Colégio Farroupilha.

EducaBee é uma plataforma de categorização de aplicativos educativos desenvolvida pelo setor de Tecnologia Educacional do Colégio Farroupilha. Nela, estão cadastrados inúmeros aplicativos utilizados pelos professores do Colégio e categorizados por habilidades, competências, conteúdos, entre outros. O diferencial é que, a cada uso, o professor pode atualizar a plataforma e compartilhar com os colegas como utilizou o aplicativo, ampliando, assim, as possibilidades pedagógicas na sala de aula. A partir de um app, os estudantes envolvidos na atividade educativa também podem avaliar os aplicativos utilizados no final da aula, gerando  um feedback sobre a tecnologia para o professor.

PicLearning é um aplicativo desenvolvido pelo setor de Tecnologia Educacional do Colégio Farroupilha voltado para a educação para as mídias, que permite aos estudantes tirarem fotos para produção de conteúdos.

O sistema envia as fotos para um banco de dados, e elas podem ser aprovadas ou não – a partir de orientações prévias do professor para cada atividade.

O Conexão Farroups é o grupo de educação midiática do Colégio Farroupilha. Com encontros semanais, a proposta tem como objetivo preparar o estudante para interpretar criticamente os conteúdos midiáticos, bem como usar diferentes formatos e veículos de comunicação para adquirir e propagar conhecimento, reforçando o aprendizado em sala de aula. Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio colocam em prática atividades relacionadas ao fazer midiático: texto, vídeo e áudio,sobre conteúdos e atividades de sala de aula, bem como eventos do Colégio.

O Colégio Farroupilha adotou os programas Every one can code e Every one can create, da Apple. Com o Every one can code, as turmas do nível 4 da educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais têm aulas de programação. Já com o Every one can create desenvolvem habilidades criativas, que auxiliam na resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.

Desde 2017, o Farroupilha utiliza o Google for Education, um ambiente virtual e interativo com várias ferramentas para o compartilhamentos de conteúdos e para a gestão educacional, abrindo várias possibilidades de inovação nas metodologias de ensino e aprendizagem.

A plataforma tem como base conceitos-chave para a educação contemporânea, como a colaboração, a integração de ferramentas, a comunicação e o estímulo à pesquisa. Ela aproxima estudantes e professores em um ambiente dinâmico que faz parte do cotidiano dos estudantes, potencializando os processos de ensino e aprendizagem.