Proposta Pedagógica


O Colégio Farroupilha tem como missão formar cidadãos competentes, éticos e globais. Essa missão está presente na perspectiva de ensino e aprendizagem, no currículo e nas práticas cotidianas.

O desenvolvimento e a aprendizagem são processos recíprocos, e a conectividade das relações tem fundamental importância na construção do conhecimento. Prepara-se as crianças e os jovens para a resolução de problemas, diante dos quais precisam valer-se de aspectos cognitivos e socioemocionais de seus aprendizados. Nessa perspectiva, o Colégio Farroupilha desenvolve habilidades que abrangem os conhecimentos e conteúdos historicamente construídos pela humanidade, o domínio de linguagens, a compreensão de fenômenos, a resolução de problemas e a possibilidade de construir argumentações e de elaborá-las com complexidade e autonomia, respeitando as características das fases de desenvolvimento com base em um currículo fundamentado na legislação vigente.

Desenvolver competências é o enfoque das metodologias que constituem as práticas pedagógicas do Colégio Farroupilha. Pretende-se, desse modo, formar cidadãos competentes, éticos e globais, com o objetivo de torná-los capazes de aliar o conhecimento à prática e bem decidir acerca de um assunto sobre o qual que têm profundo conhecimento, pautados pela ética, e que entendam o mundo em que estão inseridos, com condições de atuarem de forma autônoma nos âmbitos desejados.