Empreendedorismo, Liderança e Inovação

Um dos valores do Colégio Farroupilha é o Empreendedorismo e a Eficiência. Diante disso, a escola oferece diferentes atividades curriculares e complementares para desenvolvimento de habilidades relacionadas à liderança, à inovação e ao empreendedorismo, contemplando todo o projeto de vida do estudante.

Para que os estudantes possam se desenvolver nas áreas que têm mais interesse, o Colégio Farroupilha oferece 14 grupos e clubes de aprendizagem, no turno oposto ao da aula regular, para o Ensino Fundamental – Anos Finais e para o Ensino Médio.

As opções oferecidas são os clubes de AstronomiaCiências, Matemática e Química; grupos de Relações Internacionais, Teatro, Voluntariado, Corrida de Orientação; Cineclube de Filosofia; Conexão Farroups – grupo de educação midiática; GrowCube – Incubadora de Negócios; e 21 Century Communication – preparação para debates e apresentações orais em inglês, nos moldes dos TED Talks.

– Para saber mais sobre cada um dos grupos e clubes, clique sobre os títulos.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é adotado o programa  O Líder em Mim um inovador projeto desenvolvido pela Franklin Covey Co., empresa americana especializada em treinamento de liderança. O Colégio Farroupilha foi a primeira escola de Porto Alegre a oferecer a iniciativa, que tem conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

O programa é baseado no livro Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes e foi adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação. Atualmente, O Líder em Mim já faz parte de mais de 1400 escolas, distribuídas em 35 países pelo mundo.

Oferecida a partir de 2018 no currículo para estudantes do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, a disciplina de Cultura de Inovação tem como objetivo estimular o empreendedorismo e valorizar a investigação, a prática e a experimentação.

As aulas acontecem quinzenalmente no Espaço Maker, local que oferece diversas ferramentas de prototipagem que permitem a construção de projetos pelos estudantes, usando a tecnologia para exercitar a criatividade, a invenção, a imaginação e a autonomia. As atividades são desenvolvidas pelo professor titular em parceria com o setor de Tecnologia Educacional (TE) do Colégio e, também, da assessoria da empresa Nave à Vela.

Dentro do contexto da cultura maker, que busca um aprendizado que privilegia o fazer, o construir e o significar, os estudantes são estimulados a desenvolver a habilidade de inovação através da exploração de três perfis: do maker, do designer e do empreendedor.

Promovido desde 2000 no Colégio Farroupilha, o Programa Miniempresa Junior Achievement proporciona a estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Programa é acompanhado por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Durante o Miniempresa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método “aprender-fazendo”, em que cada participante torna-se um miniempresário.

A GrowCube, a incubadora de negócios do Colégio Farroupilha, foi inaugurada em agosto de 2017. Voltada para estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, tem como objetivo despertar o pensamento disruptivo, incentivando a solução de problemas cotidianos a partir do empreendedorismo, seja ele social, corporativo ou individual.

Por meio da GrowCube, o Colégio Farroupilha e seus parceiros oferecem aos estudantes preparação nas áreas de Marketing, Finanças, Operações, Jurídica e Negócios Digitais. A proposta, que adota o modelo de uma incubadora de negócios, abrange desde o desenvolvimento das ideias até a transformação dessas em empresas e tem como diferencial o desenvolvimento do potencial empreendedor ainda na educação básica.