Crianças da Educação Infantil autografam livros

23 de outubro de 2020

Entre os dias 19 e 22 de outubro, as turmas da Educação Infantil participaram da sessão de autógrafos do projeto Também somos Autores e da nona edição da exposição dos trabalhos da Oficina de Criação, que, neste ano, teve como tema “Olhar de Criança”. As duas propostas integram o projeto Diálogos Criativos na Educação Infantil.

Em função da pandemia, o evento foi adaptado para o formato on-line. Ao invés de um sábado letivo, a sessão de autógrafos foi realizada no início da noite. As famílias prepararam um local de suas casas para o momento com balões e cartazes. Após a apresentação das histórias, os pequenos puderam autografar as obras.

Os trabalhos da exposição “Olhar de Criança” foram produzidos no mês de setembro. As crianças receberam kits de materiais, especialmente elaborados para o evento. Para a exposição on-line, a professora da Oficina de Criação, Claudia Martins da Costa e o recreacionista da Educação Infantil, Igor Brazil Santos, se fantasiaram de pintora e de Visconde de Sabugosa. “Explorando Cores e Texturas” foi o subtítulo da exposição dos pequenos de Nível 1 e 2. Eles manusearam papéis coloridos, jornais, papel de embrulho, lixas, plástico bolhas, entre outras, coloram em uma folha as que mais gostaram, desenharam com giz de cera, colas coloridas e brilhos. A assinatura da obra foi feita com os dedos.

“Dentro da Caixa” foi o subtítulo da exposição do Nível 3. As crianças enfeitaram uma caixa de sapato com pequenos brinquedos. Muitas das produções foram combinadas com o tema do projeto da turma, como o fundo do mar, o trânsito, os meios de transporte, a vida dos dinossauros, etc. Já as crianças dos Níveis 4 e 5 fizeram pinturas com acompanhamento e de maneira on-line. Os primeiros esboços envolveram as noções de proporção, tamanho, cor, luz e sombra, volume e pressão do lápis sobre o papel. Depois, as pinturas foram iniciadas e retratam os sentimentos, os pensamentos, os passatempos e os estudos dos projetos das crianças. “Dos meus olhos, eu vejo…” foi o subtítulo da exposição das turmas.