Confira o vídeo da palestra com o escritor Ilan Brenman

19 de outubro de 2020

Na noite de segunda-feira, 19 de outubro, as famílias e educadores da Educação Infantil participaram de um encontro on-line, repleto de contações de histórias, do programa Cuidar é Básico com o escritor Ilan Brenman sobre o tema “Diálogos Criativos: a importância da literatura na primeira infância”. Assista, abaixo, ao vídeo completo da palestra:

Para falar sobre a importância da literatura na primeira infância, o escritor, que é também psicólogo e mestre e doutor em Educação, iniciou sua fala contando a história de “O Alvo”, um livro que ele escreveu a partir de uma história clássica polonesa. A narrativa é sobre um professor que sempre responde assertivamente a dúvidas e problemas de pessoas que o procuram com histórias.

Em seguida, o escritor contextualizou a literatura e sua importância, falando sobre a origem das histórias, na tradição oral. De acordo com ele, as histórias surgiram para explicar o mundo e que a gente carrega ainda o gosto por esse tipo de conto, que continua sendo fundamentais para as crianças.

Outro tipo de história que, segundo  o autor,  deve fazer parte do “banquete literário” das crianças são narrativas sobre a natureza humana, aquelas que falam sobre os sentimentos. “As crianças pequenas não conseguem nomear esses sentimentos […], mas eles os sentem”, disse, ao explicar que a literatura ajuda nesse entendimento.

Ilan Brenman também defendeu o livro de papel como um presente importante para o desenvolvimento das crianças, bem como para elas se desconectarem das plataformas digitais. “O livro une as pessoas na base da memória. Quando a gente lê uma história para as crianças, a gente implanta memórias nas cabeças delas”.

Ao final da palestra, as orientadoras educacionais Nadine Cabral e Luciane Jordan mediaram as perguntas feitas pelas famílias e pelos educadores.