Turmas de 6º ano estudam a Grécia em projeto interdisciplinar

2 de outubro de 2020

Com o objetivo de estudar sobre a cultura grega de uma forma lúdica e dinâmica, os professores do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais Clarissa Ballejo, Deivis Morais, Rafael Louzada e Thadeu Ivannoff organizaram o projeto interdisciplinar denominado “Grécia Fitness”, que abordou o conteúdo das três disciplinas: cultura grega, em História; números decimais, em Matemática; e pirâmide alimentar, em Educação Física. Para introduzir a ideia do projeto, os professores elaboraram um vídeo em que fizeram a receita de uma pizza fitness, analisando o custo dos ingredientes e onde eles se localizavam na pirâmide alimentar. Clique aqui para assistir.

Depois, cada estudante escolheu uma receita típica grega, descreveu-a e comentou se gostaria de prová-la ou não. Os estudantes tiveram que verificar o preço dos produtos utilizado, e dividiram o valor total com os seus familiares, para determinar quanto cada um pagaria, caso a família fosse comprar os ingredientes para cozinhar em casa. Por fim, cada produto da receita foi classificado mediante as categorias da pirâmide alimentar, com o objetivo de avaliar os seus grupos constituintes e nutrientes.

“É fundamental que nossos estudantes possam estudar e vivenciar situações nas quais percebam que as distintas disciplinas e seus conteúdos estão interligadas por meio de experiências cotidianas, como é o caso da alimentação”, afirmou a professora Clarissa. “Foi muito gratificante perceber o envolvimento dos estudantes na construção do conhecimento de forma interdisciplinar e ao mesmo tempo fazendo a família vivenciar uma experiência cultural através da culinária”, complementou o professor Deivis.