Turmas da 2ª série produzem poscast sobre o livro “Noite na Taverna”

2 de outubro de 2020

Depois de lerem e estudarem a obra Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio produziram um podcast, espécie de “programa de rádio” com foco em um conteúdo específico, disponibilizado em mídias virtuais. O projeto envolveu as áreas de Humanas e de Linguagens, e contou com o apoio de oito professores.

“É um projeto que insere os estudantes simultaneamente em todos os componentes curriculares envolvidos, rompendo as fronteiras da particularização das disciplinas, e dialoga com as mídias digitais do nosso tempo, responsáveis por grande parte da disseminação de conhecimento neste século”, comentou o professor de Filosofia de Sociologia, Michael de Souza Cruz. “Os jovens interagem em muitas mídias virtuais geralmente por meio de texto escrito. Expressar-se de forma oral é um desafio, especialmente se o objetivo é o debate, é a análise crítica”, completou a professora de Língua Portuguesa e Produção Textual, Gabriela Donadel.

A atividade explorou diferentes habilidades, desde a análise de texto e de contexto até a expressão oral em debate. “Os ‘hosts’ se saíram muito bem. Não é fácil organizar um debate em grupo, especialmente se está cada um em sua casa”, destacou o professor de Geografia, Renan Freitas. Outro aspecto bastante elogiado pelos professores foi a profundidade da análise: “Eles conseguiram buscar na leitura de Noite na taverna temáticas atuais e desenvolveram com muita propriedade o debate. É o tipo de atividade que auxilia a desmistificar a leitura dos clássicos”, afirmou a professora de Literatura, Karina Predebon.

Clique nos links abaixo para conferir algumas das produções:

Podcast da 22A

Podcast da 22B

Podcast da 22C

Pod das Gu | Noite da Taverna

Podcast das Gurias