29 de setembro de 2020

Existe água na Lua?

Sim, existe! Mas não em estado líquido nem na superfície lunar.

Pesquisas realizadas pela espaçonave Lunar Prospector, em 1997, descobriram a presença de cristais de gelo no fundo de crateras nos polos da Lua. E não é pouca quantidade! Estima-se que há mais de 11 bilhões de litros – o que equivale a cerca de 4.400 piscinas olímpicas cheias.

Talvez você esteja se perguntando como essa água foi parar lá, não é mesmo? Bom, ela foi originada de um bombardeio de cometas, ocorrido há bilhões de anos.

É válido dizer, ainda, que, durante o período de insolação, a temperatura da superfície da Lua atinge 123 °C, o que faria a água evaporar para o espaço, caso não estivesse nas crateras dos polos lunar.

Esta postagem faz parte do #FarroupilhaCompartilha, um movimento que tem como objetivo disseminar conhecimento entre toda a comunidade.

A pergunta foi enviada pela estudante do 5º ano B, Marina Balinski. Contribuiu para a postagem o professor Gentil Bruscato, responsável pelo Laboratório de Física e pelo Clube de Astronomia do Colégio Farroupilha.  #soufarroupilha #colegiofarroupilha