Estudantes do 3º ano criam cenário de livro em caixa

29 de setembro de 2020

A partir da obra A fada que tinha ideias, da autora Fernanda Lopes de Almeida, uma das leituras obrigatórias para as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os estudantes participaram de uma série de atividades. A leitura integra o projeto Leitores Competentes, que tem como objetivo de desenvolver a habilidade de ler oralmente e com fluência.

Nas disciplinas de Artes Visuais e Música, eles criaram um objeto mágico com materiais recicláveis e sucata. No livro, a personagem principal, Clara Luz, tem uma varinha mágica. Os estudantes foram convidados a criar e a imaginar os poderes superespecials que cada objeto possuía, apresentando-os nas aulas on-line de Artes. Outras atividades relacionadas à obra também foram desenvolvidas, como a criação de  quadrinhos e tirinhas, a produção de acrósticos e as leituras direcionadas para avaliar o volume de voz, a entonação e os ritmo de leitura.

Nas aulas de Pensamento Computacional, os estudantes escolheram o capítulo do livro que mais gostaram, e confeccionaram uma maquete para apresentarem aos colegas. O resultado do trabalho pode ser conferido nos livros digitais (veja abaixo). “Essa atividade foi elaborada com o objetivo de auxiliar os estudantes a compreenderem a importância de apresentar-se, de elaborar falas, de desenvolver a dicção e ajustar o tom de voz,  bem como de criar e imaginar cenas do livro por meio de uma atividade mão na massa, usando a metodologia STEAM (maneira de pensar, entender e almejar ensino amplo), possibilitando aos estudantes reflexões sobre a leitura efetuada, ampliando, desse modo, as capacidades reflexiva, afetiva e emocional enquanto criavam seu cenário”, destacou a professora de Pensamento Computacional, Margarete Fialho dos Santos.

3º ano A (unidade Correia Lima)

3º ano A (unidade Três Figueiras)

3º ano B (unidade Correia Lima)

3º ano B (unidade Três Figueiras)

3º ano C

3º ano D

3º ano E

3º ano F

3º ano G

3º ano H