Infectologista fala sobre prevenção da Covid-19 em palestra on-line

22 de setembro de 2020

Na noite de terça-feira, 22 de setembro, as famílias e os educadores de todos os níveis de ensino participaram de uma edição especial do Cuidar é Básico sobre o tema “Estratégia de Prevenção e Mitigação de Riscos da COVID-19 no retorno às aulas presenciais”. O convidado foi Dr. Paulo Ernesto Gewehr Filho, médico infectologista (UFRGS/HCPA), especialista em Infectologia Hospitalar e Controle de Infecção (HCPA), MBA em Gestão da Saúde e Gestão de Projetos (FGV), médico do Serviço de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento e supervisor médico do Hospital Moinhos de Vento. O encontro foi conduzido pela diretora pedagógica, Marícia Ferri, e pela enfermeira do Colégio, Renata Endres.

O infectologista apresentou gráficos e dados do coronavírus no mundo, principalmente no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. No RS, ele lembrou que a velocidade do aumento de casos foi diferente de outros estados. “Tivemos uma demora da chegada do vírus e do avanço, muito em função das medidas de distanciamento serem implementadas em fase precoce e oportunidade. A pandemia ainda está em fase de ascensão”, afirmou.

De acordo com o médico, mesmo com a futura diminuição do número de casos, as estratégias de prevenção devem permanecer, como usar máscara, evitar aglomerações, observar o distanciamento físico, higienizar as mãos, evitar tocar no rosto com as mãos e compartilhar objetos, ventilar e limpar os ambientes, isolar casos suspeitos e contactantes, realizar a avaliação médica dos casos e testar. “É fundamental que os pais mantenham esses cuidados com todos os indivíduos da família. O risco de contágio do coronavírus existe em todos os ambientes – dentro e fora da escola. As medidas de prevenção devem ser implementadas com o máximo de cuidado e total engajamento de estudantes, educadores e famílias”, frisou.