Equipe de Robótica participa de torneio virtual

21 de setembro de 2020

A Farroubots – equipe de Robótica do Colégio Farroupilha participa, de 18 a 24 de setembro, da Competição de Robôs Autônomos (CoRA), um torneio de robótica da UFMG.

Uma das etapas da competição é atrair o maior número de curtidas para o vídeo do projeto da equipe, postado no perfil do Instagram do evento. Clique aqui para conhecer o projeto e votar.

O projeto de pesquisa da Farroubots propõe uma solução para identificar a poluição luminosa. A equipe construiu um dispositivo (em plataforma de arduino e composto por fotorresistores) que, ao ser acoplado a um drone, possibilita verificar se o local possui um nível aceitável de poluição luminosa e transmite essa informação por um sinal sonoro.  Existem vários tipos de poluição luminosa e o estudado pela equipe é aquele causado pelo uso incorreto da iluminação urbana – com luminárias direcionadas para o céu e não para o solo, prejudicando, por exemplo, a visibilidade dos astros celestes.

Sobre a competição

Criada em 2014 pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PETEE – UFMG) e da Equipe Autobotz UFMG, a Competição de Robôs Autônomos tem como objetivo incentivar estudantes de graduação, ensino técnico e médio, a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este ano, o evento acontece de 18 a 24 de setembro de forma virtual, via Instagram e Youtube. Clique aqui para saber mais.