Crianças da Ed. Infantil comemoram a Semana Farroupilha

16 de setembro de 2020

As crianças da Educação Infantil estão participando de encontros on-line especiais sobre a Semana Farroupilha. Na terça-feira, 15 de setembro, a turma do Nível 5B desenhou a bandeira do Rio Grande do Sul e explorou algumas lendas, como a da erva-mate. As crianças também falarão sobre os símbolos, a culinária e os costumes do Estado e terão uma roda de chimarrão on-line.

Os pequenos do Nível 3E também aprenderam sobre a cultura gaúcha. Nos encontros, a turma falou sobre as vestimentas, a culinária e os animais que representam o Rio Grande do Sul, como o cavalo, o quero-quero e a ave Anu.

Os colegas do Nível 4A se divertiram com o quebra-cabeça sobre o gaúcho e a prenda, os jogos de roleta e de adivinhação, a lenda da erva-mate e uma roda de chimarrão. As crianças do Nível 5F também tiveram uma roda de chimarrão on-line e uma oficina de tradições gaúchas com a auxiliar de ensino da Educação Infantil Luiza Oliveira. Após, a turma construiu, com a professora Cátia Mata e a auxiliar de professor Jéssica da Silva, a bandeira do Rio Grande do Sul.

A turma Nível 1C conheceu os símbolos do Rio Grande do Sul e as vestimentas típicas do gaúcho e da prenda, participou do fandanguinho e da roda de chimarrão on-line e fez churrasco de “faz-de-conta” com massinha de modelar. Os pequenos do Nível 1D exploraram a cuia, a bomba e a erva-mate, observaram alguns símbolos gaúchos, como a flor brinco-de-princesa, o churrasco, a gaita, o cavalo crioulo e o pássaro quero-quero. A turma também conheceu as vestimentas típicas, e cada criança vestiu o lenço vermelho, se divertiu com a dança do Pezinho, e pintou com giz de cera o um cavalo. O churrasquinho foi feito com massa de modelar.