Estudantes participam de lives com profissionais do esporte

4 de setembro de 2020

Na noite de segunda-feira, 31 de agosto, teve início a segunda semana de lives esportivas. No primeiro encontro, César Benatti, técnico de vôlei de praia e assistente técnico de vôlei indoor da California State University Bakersfield, coordenador e palestrante dos cursos de voleibol da Unisport Brasil, falou sobre o voleibol nas universidades americanas e suas possibilidades. Ele contou sobre bolsas de estudos, o nível de inglês exigido, as diferenças acadêmicas de universidades, o processo de recrutamento, os trenos e a rotina esportiva, a estrutura física, os eventos, os custos com bolsa e sem bolsa de estudo,  os procedimentos tomados no esporte em meio à pandemia, a reação dos treinadores e o engajamento nesse novo formato de aulas.

O convidado de terça-feira, 1º de setembro, foi Júlio Gaidzinski, atleta da Seleção Gaúcha de Basquete (1998 e 1999), ex-aluno e atleta do Colégio Farroupilha e treinador. O bate-papo abordou as peneiras e a sua trajetória no esporte, a importância do Farroupilha na formação como atleta, os contatos com jogadores profissionais, as inspirações e amizades, o método para formação de atletas, as oportunidades de intercâmbio e exercícios práticos.

Jeison Correia, eleito melhor defensor no Mundial Junior, em 2011, melhor jogador do Pan-Americano Junior de 2011, passou pelos clubes 15 de Novembro, Pinheiros, São Caetano, Metodista, Guarulhos, Lajes, Dois Vizinhos e Carajás, reuniu os atletas da equipe de Handebol do Colégio na noite de quarta-feira, 02 de setembro. O ex-jogador comentou sobre a iniciação na modalidade, a sua formação, as primeiras competições, a importância do Farroupilha no esporte, a rotina de treinos, a experiência em competições internacionais e na Seleção Brasileira, a importância de se cuidar como atleta, a forma de marcação e estratégias em quadra, as preferências entre ataque e defesa, as táticas e os posicionamentos durante o jogo, a sua participação no Mundial e as diferenças do handebol internacional. Por fim, deu sugestões e dicas para os estudantes que desejam seguir a carreira no esporte.

As lives esportivas encerraram na quinta-feira, 03 de setembro, com a participação de Rodrigo Fabiano Mendes, ex-jogador, gestor e sócio proprietário do Centro Esportivo Rodrigo Mendes e presidente da Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7). Rodrigo conversou sobre os vínculos e a importância do Farroupilha, as dificuldades, os desafios e a iniciação no futebol, os primeiros testes, a formação como atleta, o que é ser atleta em alta performance, os primeiros títulos, o planejamento da carreira, o incentivo aos atletas nos dias de hoje, a cultura atual do futebol brasileiro, exemplos seguidos, como foi a saída do profissional e os planos e a visão de mundo pós-futebol.