Turmas do 3º ano criam arte com objetos do cotidiano

28 de agosto de 2020

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais exploraram, nas disciplinas de Música e Artes Visuais, a presença da arte no cotidiano, a partir de atividades e referências de artistas que criam a partir do uso de objetos do cotidiano. Eles criaram sons e autorretratos a partir de objetos que têm em casa.

Na aula de Música, a professora Giane Ramos apresentou às crianças o grupo musical Stomp, formado por artistas que usam objetos do dia a dia para extrair seus sons de forma rítmica, criando música. Os estudantes foram convidados a explorarem os sons possíveis de objetos de suas casas, experimentando variadas e inusitadas sonoridades.

Já na aula de Artes Visuais, a professora Alice Wapler realizou com as crianças a leitura de imagem de obras dos artistas Hanoch Piven e Victor Nunes. O primeiro cria retratos e autorretratos utilizando elementos da natureza, alimentos e objetos, enquanto Nunes usa pequenos objetos para compor variadas imagens. Após isso, os estudantes foram desafiados a retratarem-se recorrendo a objetos para representar partes dos seus rostos.

“As propostas abrangeram as percepções dos estudantes em relação à música e ao desenho. Ampliando assim, o repertório visual e alargando as possibilidades de exploração de novos sons e visualidades”, explicou a professora Alice.