Turmas do 8º ano participam do projeto Temperos do Mundo

10 de agosto de 2020

As turmas do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais das unidades Três Figueiras e Correia Lima iniciaram o projeto interdisciplinar Temperos do Mundo, que visa trabalhar diferentes componentes curriculares a partir de uma aula de culinária.

Na segunda-feira, 10 de agosto, a professora de Língua Alemã, Luciane Genehr, ensinou os estudantes a fazerem “Tassekuchen” (bolo de caneca) e “Apfelschorle” (bebida típica alemã feita com água mineral gaseificada e suco de maçã).

Durante o preparo, as professoras de Língua Alemã, Luciane Genehr e Laura Wurzius, ensinavam vocabulário e comentavam aspectos culturais da Alemanha, enquanto o professor de Ciências, Marcelo Peres da Silva, falava sobre a ação dos diferentes ingredientes no organismo e, ao final, comentou sobre doenças relacionadas a má alimentação, como hipertensão e hipercolesterolemia. Já a professora de História, Carine Bajerski, falou sobre a influência Alemã no Brasil.

Os estudantes também fizeram as receitas e, ao final da atividade, postaram fotos do resultado no padlet (plataforma digital para aulas interativas), que foram vistos e comentados em tempo real pelos professores.

 

Temperos do Mundo

Ao longo de toda a semana, os estudantes participarão de atividades relacionadas ao projeto Temperos do Mundo, que envolve todas as disciplinas do 8º ano e, entre os seus objetivos estão:

  • Identificar os diversos nutrientes presentes nos alimentos. 
  • Reconhecer que há diferentes tipos de dietas e que cada uma se aplica a necessidades distintas.
  • Analisar ingredientes e alimentos, buscando os mais adequados para uma alimentação equilibrada.
  • Elaborar receitas saudáveis, contemplando pessoas que possuam restrições alimentares.
  • Aplicar os conhecimentos teóricos, elaborando, na prática, a construção de uma receita focada em dietas específicas.
  • Conhecer, através da tradição culinária, a cultura de diferentes países.
  • Comparar os dados populacionais e socioeconômicos de diferentes países.
  • Compreender a cadeia econômica envolvida na produção de alimentos.
  • Trabalhar em equipe, aprendendo a ouvir e a respeitar opiniões diferentes das suas. 
  • Construir um álbum de receitas virtual, aplicando conhecimentos artísticos e linguísticos conforme orientações.

Para trabalhar todos esses aspectos, além dessa aula inaugural do projeto, os estudantes participarão de outras atividades e, em grupos precisarão desenvolver uma receita relacionada a alguma restrição alimentar e gravá-la em vídeo. As receitas são de diversos países do mundo e o trabalho contará, ainda, com uma pesquisa sobre o país de cada grupo. Confira, abaixo, como as diferentes disciplinas participam do projeto:

Artes Criação de layout do álbum de receitas virtual, criatividade e organização.
Ciências da Natureza Coerência do prato apresentado com a restrição alimentar selecionada.
Educação Física Estimar o consumo calórico através de exercício.
Filosofia Encadeamento lógico no passo a passo da receita.
Geografia (TF)

Geografia (CL)

Elaboração e apresentação do plano de comercialização.

Pesquisa e apresentação dos dados populacionais e socioeconômicos dos países.

História Pesquisa sobre a tradição culinária do país sorteado, conforme orientações. 
Língua Alemã Gravação da receita (Bolo de Caneca) com fotos, áudio e palavras-chaves.(Tiktok)
Língua Inglesa Gravação de FlipGrid resumindo seu trabalho. (Speaking)
Língua Portuguesa Emprego do modo imperativo e expressão linguística
Matemática Cálculo do valor energético e tabela nutricional da receita.
Produção Textual Elaboração de receita e expressão linguística