4 de agosto de 2020

Qual cadeira é mais firme: a que tem três ou quatro “pés”?

Em algum momento da sua vida, você já deve ter notado que uma cadeira com quatro pés ficou bamba. Isso não acontece com uma cadeira que tem três pés, e a matemática pode explicar o motivo!

Em uma cadeira com três pés, o polígono formado por eles é um triângulo, considerado um polígono rígido e, portanto, mais firme que um quadrilátero, polígono formado pela cadeira com quatro pés.

Esse mesmo raciocínio aplica-se em diversas situações, por exemplo, na porteira de uma fazenda. Você já reparou que a maioria delas possui uma tábua na diagonal, formando dois triângulos? Isso torna a porteira mais rígida, para que não se deforme. Também podemos observar triângulos nas construções de monumentos e obras em geral.

Esta postagem faz parte do Farroupilha Compartilha, um movimento que busca disseminar conhecimento entre toda a comunidade. Para saber mais, acesse o link da bio.

Contribuiu para a postagem a auxiliar de ensino Maythê Margoni, do Laboratório de Matemática, coordenado pela professora Alessandra Dornelles.