Estudantes do EM participam da Jornada das Profissões on-line

14 de julho de 2020

A partir de terça-feira, 14 de julho, os estudantes do Ensino Médio participam da Jornada das Profissões, evento anual no qual profissionais de diferentes áreas vão ao Farroupilha para conversar com os estudantes sobre suas profissões. Este ano, o evento acontece de forma on-line. Cerca de 60 convidados, de áreas como medicina, direito, engenharias, arte, comunicação, tecnologia, entre outras, gravaram vídeos falando sobre suas profissões. Alguns desses profissionais são educadores do Colégio.

Os links para acesso aos vídeos foram disponibilizados nas salas de aula virtuais e o material estará disponível para consulta dos estudantes até o dia 07 de agosto.

A Jornada das Profissões integra o Programa Plano de Voo, que oferece uma série de ações para apoiar o estudante na escolha do que deseja fazer após o término do colégio, bem como para traçar estratégias para alcançar esse objetivo. São palestras, exposições, orientação profissional, simulados e visitas a universidades e empresas.

Ainda dentro dessa iniciativa, a psicóloga educacional do SOE do Ensino Médio, Lisiane Saraiva, gravou um vídeo com três dicas para ajudar na escolha da profissão:

1) Cuidado com testes on-line: Geralmente, esse tipo de teste leva a uma resposta única de profissão e isso pode mais atrapalhar do que ajudar

2) Informe-se: Busque saber sobre as profissões pelas quais se interessa por meio de pesquisas e conversas.

3) Converse: Aproveite o momento da quarentena para conversar com seus pais e familiares sobre o momento da escolha profissional.