Canal de Integridade do Colégio Farroupilha

8 de julho de 2020

A ética faz parte da missão do Colégio Farroupilha. Educamos para formar cidadãos competentes, éticos e globais, que convivem bem em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e desfrutando de seus direitos. A forma como ele estabelece relações com esse conhecimento deve ser ética e pautada pelo respeito a si e ao outro. A instituição revê constantemente os seus processos e prima pela transparência.

Dessa forma, desde o dia 07 de julho, o Colégio passa a disponibilizar o Canal de Integridade (canal para formalização de denúncias) para o registro de informações com foco na prevenção de fraudes e condutas antiéticas. Fraudes, corrupção, assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, vazamento de dados, uso indevido de imagem são alguns dos exemplos de situações que podem ser registradas.

Todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, denúncias sobre fatos diversos, permitindo que a gestão da instituição investigue condutas inadequadas que não correspondem aos valores institucionais e/ou que não sigam o Código de Conduta e Convivência do Colégio. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética.

Tal iniciativa integra o Programa de Compliance do Colégio, que significa que a instituição busca estar em conformidade com as exigências internas e externas (leis, decretos, procedimentos etc). Um dos pilares do Programa de Compliance é o Canal de Integridade, que oportuniza que denunciantes de boa-fé contribuam com relatos suspeitos e/ou fatos concretos que podem vir a comprometer a integridade dos valores do Colégio. “Cada denúncia será criteriosamente analisada e investigada, sempre preservando a identidade do denunciante. O delator sempre terá o retorno da gestão de Compliance a respeito do desfecho da denúncia e, sob hipótese alguma, sofrerá represálias, caso deseje identificar-se”, destaca a controller do Farroupilha, Grace Rodrigues. Os canais de contato para as denúncias são o atendimento on-line, o e-mail e a ligação gratuita, pelo telefone 0800 400 3333 (atendimento em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).

É importante destacar que o Colégio segue mantendo o seu canal de Ouvidoria para envio exclusivo de elogios, sugestões e reclamações.

Como funciona?

Há três opções para utilizar o Canal de Integridade e denunciar, com sigilo e segurança, algum desvio de conduta no Colégio Farroupilha: atendimento on-line, e-mail e telefone (0800 400 3333 – Atendimento em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).

As informações são recebidas por um profissional especializado, que encaminhará a análise para averiguação. Não é necessário identificar-se, e, após a denúncia, o denunciante pode acompanhar o andamento através do número de protocolo recebido, caso informe e-mail para retorno.

Ouvidoria do Colégio Farroupilha

Sugestões, elogios e críticas devem seguir sendo enviadas pelo canal de Ouvidoria do Colégio, através do preenchimento do formulário disponível no site (clique aqui), por e-mail ouvidoria@colegiofarroupilha.com.br ou pelo telefone (51) 3455.1889.

O Canal de Integridade deve ser usado única e exclusivamente para o envio de denúncias de condutas antiéticas e na prevenção de fraudes.