Profissionais do esporte conversam com estudantes do Colégio

3 de julho de 2020

De 29 de junho a 02 de julho, os estudantes que integram as equipes esportivas de Voleibol, Basquete, Handebol, Futebol de Campo e Futsal participaram de encontros on-line com profissionais do esporte. A primeira atividade foi destinada aos atletas do Voleibol e aconteceu na segunda-feira, 29/06. Renato Neves, técnico de voleibol da SOGIPA, foi o convidado do encontro e falou sobre o processo de formação das equipes, peneiras, filosofia de trabalho, inscrições, objetivos e possibilidades do voleibol feminino. O também técnico de voleibol da SOGIPA Vinicius Fin conversou sobre o mesmo assunto com os estudantes das equipes masculinas de vôlei do Colégio. Além disso, Fin esclareceu sobre técnica e fundamentos e a importância do desenvolvimento nos estudos e da persistência e do relacionamento como atleta.

Na terça-feira, 30 de junho, os estudantes das equipes de Basquete conversaram com Antônio Fernando Krebs Jr., o Pitu, responsável pela criação do Circuito Europeu de Basquete, sobre as possibilidades e as oportunidades por meio do esporte. A evolução no esporte, as amizades e histórias vividas, viagens e intercâmbios, adaptações e aprendizados no exterior, as peneiras e estruturas no exterior, o comportamento e comprometimento como profissional foram alguns dos tópicos abordados no encontro.

Roberto Machado, professor e técnico das equipes de handebol da Universidade Feevale e da Prefeitura Municipal de Canoas foi o convidado do encontro virtual de quarta-feira, 1º de julho. Ele falou sobre a iniciação no handebol, a evolução no esporte, a sua trajetória, as diferenças estratégicas e avanços, a realidade do handebol no Rio Grande do Sul, o mercado internacional e os intercâmbios e as lembranças e os marcos como treinador.

Na quinta-feira, 02 de julho, foram realizados os encontros para as equipes de Futebol de Campo e Futsal. Os ex-alunos do Colégio Leonardo Corso e Milene Cabral falaram sobre as suas experiências na Liga Universitária Americana e na Liga Profissional Japonesa de Futebol, respectivamente. Além de relembrar da época como estudantes do Farroupilha, eles contaram como é morar no exterior, o processo de inclusão na faculdade, a estrutura e a organização das competições, as exigências no esporte e o desempenho acadêmico, a disciplina nos treinos e estudos, as amizades conquistadas e a cultura adquirida.

O técnico da equipe sub-20 da ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal, Henrique Pianta, trouxe para o encontro on-line com os estudantes a sua trajetória e evolução no esporte, a disciplina e o comprometimento com os atletas, a sua filosofia de trabalho, a estrutura oferecida pelo clube, o crescimento do futsal, o ambiente de trabalho, metas e objetivos, e as oportunidades que teve ao longo da carreira.