Estudantes criam sites sobre consumo consciente de energia elétrica

30 de junho de 2020

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais das unidades Três Figueiras e Correia Lima criaram sites com informações sobre o consumo consciente de energia elétrica, tema do projeto interdisciplinar Repensando a energia em tempos de pandemia”.

Após aula interdisciplinar e muita pesquisa, os estudantes precisaram produzir diferentes conteúdos para os sites, como podcasts para a disciplina de Filosofia, vídeos para Química e Inglês, Reportagem para História, infográficos para Português, Geografia e Biologia, entre outros.

“Eu acho que foi uma experiência legal, conseguimos aprender sobre um mesmo assunto em diferentes matérias. Penso que conseguimos conciliar bem e dividir as tarefas (mesmo com o distanciamento), então, cada uma teve uma parte para fazer” contou a estudante do 9º ano B, Giovanna Andrade Gianlupi.

Os sites foram construídos pelas turmas a partir da plataforma Google Sites e seguiram um modelo indicado pelos professores (clique aqui para ver o modelo). Além da plataforma, os estudantes utilizaram diferentes recursos, como o YouTube, o Venngage, o Google Formulários e o Flipgrid.

Confira os sites de cada turma (clique sobre a identificação da turma para acessar) e depoimentos de estudantes sobre o projeto:

9ª ano A

“Realizar este trabalho nos proporcionou agregar conhecimentos na área de energia sustentável, aliando inovação e tecnologia.” – Eduardo Trindade.

9º ano B

“Eu achei que esse trabalho teve uma proposta muito boa e fez com que a gente aprendesse mais sobre a energia que usamos no dia a dia. Gostei muito de produzir o site e acho que é um projeto que pode continuar nos próximos anos. ” – Gabriela Júlia Baur Cobas.

9ª ano C

“Em meio à pandemia, produzir esse trabalho, que exige uma forte integração entre os colegas e professores, foi bem divertido e importante. Para a sua realização, fizemos pesquisas em fontes confiáveis e relacionamos ao conhecimento abordado nas disciplinas, as aulas online foram essenciais para o desenvolvimento do projeto.” – Aline Zouvi.

9 º ano D

“O trabalho era sobre energia e esse não é um assunto que nós falamos e conhecemos muito, por isso acabamos aprendendo bastante através de nossas pesquisas. Conseguimos trabalhar muito bem em grupo, mesmo que de forma on-line e, o fato de termos que contar umas com as outras, nos fez manter o contato e dividir as tarefas. Foi legal produzir o site e com certeza aprendemos muito!” – Clara Meirinho, Júlia Schwan, Luiza Pitrez e Maria Carolina.

9º ano E

“Pesquisar sobre as diferentes fontes de energia, consumo, custos e hábitos sustentáveis fez com que repensássemos nossas ações e o impacto delas. Além disso, a proposta deste trabalho foi diferente de tudo o que já havíamos feito antes, pois envolveu a criação de um site, em um momento de pandemia, em que nem podíamos encontrar os colegas do grupo” – Fernanda Pimentel.

9º ano A – CL  

 “Adoramos a experiência de poder criar um site sobre energia! Pesquisar sobre a história das diferentes alternativas renováveis de energia foi muito interessante, porque percebemos o quão recente é o tema e como é legal que a escola esteja nos fazendo abordar assuntos tão atuais. Lidar com a ferramenta Sites foi muito simples e facilitou bastante a dinâmica do trabalho em grupo que, por incrível que pareça, por ter sido todo realizado à distância, conseguiu manejar muito bem a divisão de tarefas e o compartilhamento do conhecimento, esse que não ficará somente entre nós, visto que qualquer um pode acessar o site e se informar sobre a nossa pesquisa! Trabalhos assim são realmente divertidos e gratificantes de fazer, pois nos tiram um pouco da rotina da sala de aula e nos fazem olhar mais para o mundo lá fora”. – Eduarda Nascimento de Araújo.

9º ano B – CL

“Para o nosso grupo, a montagem do site foi um momento único de comunhão e amizade, no qual aprendemos a manusear ferramentas on-line. Aprofundamos conhecimentos no assunto abordado e descobrimos que trabalhamos muito bem juntos. Ficamos muito felizes que todo esforço valeu a pena, pois adoramos o resultado final do trabalho”. – Manuela Azeredo de Almeida.

O projeto envolveu as disciplinas de Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Alemã, Matemática, Português e Química. Participaram dele os professores: Daniele Fetter, Vanessa Lima, Artur Bezzi Gunther, Margie Basso, Rodrigo Bennett, Deivis de Morais, Kamila, Maria Eduarda, Luciane Genehr, Tanara Torres, Rafael Louzada, Surian Seidl e Leonardo De Boita.