Primeiro lugar no Enem entre escolas públicas e privadas de Porto Alegre

30 de junho de 2020

O Colégio Farroupilha ficou em 1º lugar no ranking entre as escolas públicas e privadas de Porto Alegre no Enem 2019, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média do Colégio com a redação foi de 685,41, e de 650,48 nas provas objetivas. “O Colégio Farroupilha tem como missão formar cidadãos competentes, éticos e globais. E o resultado do Enem é mais um indicador que mostra a qualidade do trabalho desenvolvido em nossa escola. Estamos muito felizes com o resultado, muito orgulhosos pelo desempenho dos nossos estudantes e pela dedicação dos nossos professores e equipes”, destacou a diretora pedagógica Marícia Ferri.

“Os resultados vão ao encontro do que vem sendo feito em todas as áreas do conhecimento. Nossos estudantes contam com educadores altamente capacitados, e sempre procuramos oferecer materiais e atividades pedagógicas que sirvam de suporte para um excelente desempenho no Enem e nos vestibulares”, comemora o coordenador do Ensino Médio, Cristiano Silva dos Santos.

O bom desempenho é resultado de uma série de diferenciais proporcionados aos estudantes O Farroupilha se preocupa em oferecer ambientes propícios à aprendizagem e, no ano de 2019, inaugurou um novo prédio, pensado em atender os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Os formandos de 2019 foram os primeiros que cursaram os nove anos do Ensino Fundamental.

Além da infraestrutura, o corpo docente é qualificado e a instituição proporciona atualização e formação constantes. A partir do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, os jovens realizam simulados semelhantes ao Enem, para auxiliá-los no momento do Exame. Os estudantes contam, ainda, com laboratórios equipados e com profissionais especializados para apoiá-los no desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na matriz de referência do Exame. Os momentos de Apoio à Aprendizagem são individuais ou em pequenos grupos e no Ensino Médio são oferecidos laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, História, Geografia, Línguas Estrangeiras e de Português. Também são desenvolvidas oficinas de revisão para o Enem, com professores do Colégio e convidados.

Para que os estudantes possam se desenvolver nas áreas que têm mais interesse, o Colégio Farroupilha oferece, também, Clubes e Grupos de Aprendizagem, no turno oposto ao da aula regular, como o Grupo de Relações Internacionais, Grupo de Teatro, Clube de Astronomia, Clube de Química, entre outros. Já no projeto Plano de Voo, os estudantes têm apoio profissional para escolher o que desejam fazer após o término do colégio e traçar estratégias para alcançar esse objetivo, por meio de uma série de ações, como palestras, exposições, orientação profissional, simulados e visitas a universidades e empresas.

Confira, abaixo, as médias do Farroupilha:

Linguagens, códigos e suas tecnologias: 605,5
Ciências humanas e suas tecnologias: 634,69
Ciências da natureza e suas tecnologias: 607,53
Matemática e suas tecnologias: 754,19
Redação: 852,12

SOBRE O ACESSO AOS DADOS

Desde 2016, o Inep deixou de divulgar as médias do Enem por escola. Atualmente, o Instituto disponibiliza os dados brutos do Enem na página www.inep.gov.br/microdados. Esses dados são trabalhados por instituições especializadas, como a Evolucional e a Tuneduc, que geram o ranking. Clique aqui e confira a tabela dinâmica gerada pela Evolucional.