Ex-aluno conquista prêmio em concurso da Apple

25 de junho de 2020

O ex-aluno Henrique Figueiredo Conte, formando de 2017 do Colégio Farroupilha, foi um dos premiados do Swift Student Challenge, concurso que faz parte da conferência anual da Apple nos Estados Unidos, a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). Neste ano, a conferência foi realizada no formato on-line, em razão da pandemia do coronavírus. “Nesse evento, são divulgadas as mais novas tecnologias e ferramentas que poderão ser utilizadas por desenvolvedores, além de apresentarem novos equipamentos, dispositivos e sistemas operacionais. Tradicionalmente, a conferência ocorre presencialmente durante uma semana inteira na região do Vale do Silício, e conta com os maiores nomes da área de tecnologia do mundo”, explica Henrique.

Estudante de Ciência da Computação da UFRGS, Henrique desenvolveu o projeto de um jogo chamado “ESCape, Eleanor!” para a Touch Bar do MacBook – tela sensível ao toque. O objetivo é “ajudar Eleanor, uma desenvolvedora jovem e corajosa, a escapar da caverna que ela encontrou enquanto procurava por tecnologias exóticas”. Para o ex-aluno do Colégio, a oportunidade em participar do concurso representou entrar em contato com as suas inspirações pessoais e profissionais e conhecer pessoas do mundo inteiro. “Faltando uma semana para anunciarem os vencedores do ano, a sensação que eu tinha era muito parecida com o que eu senti esperando o listão do vestibular, uma vez que apenas um e-mail poderia definir diversos aspectos do meu futuro”, revela.

Após a notícia do prêmio, Henrique conta que já recebeu mais de 100 convites de conexão no LinkedIn com desenvolvedores internacionais, conheceu outros brasileiros premiados e foi entrevistado por uma das maiores empresas do mundo. “O que me deixa mais animado com essa conquista é o fator surpresa que ela traz, pois nunca sabemos quais oportunidades serão abertas ou o que acontecerá e qual será o impacto disso na nossa vida, e isso me incentiva ainda mais a completar meus objetivos”, afirma.

Veja, abaixo, o projeto do ex-aluno: