Estudantes da 2ª série do EM participam de FarroupsTALK sobre o fim do coronavírus

24 de junho de 2020

“Quando o coronavírus deixará de ser um problema para o Brasil?” foi a pergunta respondida pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio na edição de 2020 do FarroupsTALK. As respostas foram dadas em vídeos de até cinco minutos, nos quais cada estudante defendeu uma data aproximada, sustentando-a com dados estatísticos e estudos em diferentes fontes.

Confira alguns dos vídeos e depoimentos dos estudantes sobre a proposta:

“A proposta do trabalho foi muito bem elaborada por todos os professores, juntando várias áreas do conhecimento e possibilitando diversas formas de aprendizados para os alunos sobre um tema muito atual. Gostei muito de realizar o trabalho desta forma!” – Helena Hummes Peixoto, 2ª série D.

“Produzir esse Ted Talk sobre um assunto tão real foi assustador no início, principalmente porque estamos vivendo tudo isso em tempo real. Mas, com o passar da pesquisa acerca do tema, percebi que, apesar do cenário atual, estamos mais juntos do que nunca. Durante o isolamento social, consegui ver a melhor parte de muitas pessoas, que ofuscam aquelas que, infelizmente, estão tornando esse período mais longo. Ver tanta gente boa unida traz a esperança de que voltaremos mais fortes e empáticos!” – Henrique Vieira Soares, 2ª série E.

“Ótima proposta de trabalho! Além de estarmos produzindo um trabalho que envolvia diversas matérias e habilidades, estávamos aprendendo e nos informando ainda mais sobre a difícil fase que vivemos.”, Gabriel Opitz Neves, 2ª série A.

O projeto, que acontece desde 2013, tem como objetivo explorar a expressão oral em ambiente desafiador (no palco do Auditório, usando microfone, para uma plateia). Os temas de discussão dialogam com experiências de vida. Em edições anteriores, já foram temas a natureza humana, a cidade de Porto Alegre, os medos e os sonhos, entre outros.

“Espaços de fala individual são muito importantes nessa faixa etária, mesmo que seja sobre um tema menos subjetivo. Sempre insisto que a leitura que fazemos do mundo que nos cerca é particular, orientada pela formação de cada indivíduo; e precisamos sempre testar a validade das leituras que fazemos. Essa atividade certamente foi um exercício nesse sentido: sustentar uma hipótese com argumentos consistentes é algo que todos nós precisamos treinar sempre”, comentou a professora de Língua Portuguesa, Gabriela Donadel.

Além de Língua Portuguesa, o projeto envolveu as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História, Atualidades e Geografia. A primeira etapa foi um “aulão” on-line, no dia 19 de maio, no qual os professores apresentaram a proposta aos estudantes. Nas semanas seguintes, as turmas trabalharam nos vídeos para a entrega, realizada em 12 de junho.