15 de maio de 2020

Aprenda 7 técnicas para reconhecer e controlar a ansiedade

 

A psicóloga do SOE, Fabrícia Pereira, fez um vídeo com orientações aos pais de adolescentes e aos adolescentes sobre como entender e controlar a ansiedade. Ela também aborda o modelo cognitivo da ansiedade e as características da ansiedade na adolescência. Assista:

Entre as técnicas que ela traz no vídeo, estão:

  1. 1. Organize seu dia com antecedência – ao registrar as atividades que tem para fazer, seja em um aplicativo ou agenda de papel, você está trocando “preocupação” por “planejamento”.
  2. 2. Se distraia – ao se sentir muito ansioso, faça algo para se distrair, como conversar, ler ou assistir uma série, e, depois volte às tarefas programadas. Essa pausa pode fazer toda a diferença e te ajudar a cumprir suas metas.
  3. 3. Evite ter pensamentos negativos – os seus pensamentos enviam mensagens ao seu cérebro, então troque os negativos, como “não vou conseguir fazer”, por positivos “eu consigo”.
  4. 4. Estabeleça uma meta de preocupação – não se preocupe por antecipação, com coisas que ainda não sabe e, portanto, não pode resolver. Determine uma meta para se preocupar com o problema quando e aparecer e você puder resolvê-lo.
  5. 5. Diminua o ritmo da respiração – ao fazer a respiração diafragmática, você melhora a sua qualidade de vida e isso ajuda a diminuir a ansiedade (no vídeo, a psicóloga explica essa técnica de respiração).
  6. 6. Relaxe os músculos – uma das técnicas é contrair os músculos por quatro segundos e depois, relaxá-los. Comece pelos pés e vá até a cabeça (no vídeo, a psicóloga explica essa técnica).
  7. 7. Faça exercícios físicos – movimentar-se libera a produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina do seu corpo, que são as substâncias envolvidas na ansiedade.

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