30 de abril de 2020

Faça uma experiência com copo, água e papel

 

O Farroupilha Compartilha uma experiência que é, também, um desafio: por quanto tempo você consegue manter água dentro de um copo virado para baixo?

Veja o vídeo com a experiência e a explicação, feito pela professora do Laboratório de Química, Alessandra Rosa, e a filha dela, Luiza, que é estudante do 1º ano.

De acordo com a professora, a folha de papel consegue manter a água no copo porque ao redor dele existe ar exercendo pressão em todos os sentidos, inclusive de baixo para cima, que é a chamada pressão atmosférica. Porém, em algum momento, a água vai cair. Por que isso acontece?

O professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato, explica: quando viramos o copo para baixo, cria-se um espaço vazio, uma espécie de vácuo, no fundo do copo. Esse vácuo faz com que a pressão interna se iguale à pressão atmosférica externa, retendo a água no nível do papel. Quando o papel encharca, o equilíbrio entre a parte interna e a externa começa a ser modificado, o vácuo deixa de existir e, então, a água cai.

E aí, por quanto tempo você conseguiu manter a água no copo? Compartilhe a experiência com os seus amigos e também com o perfil do Farroupilha no Instagram (@soufarroupilha).