24 de abril de 2020

Confira 5 filmes para quem ama literatura

Quem ama literatura, certamente já esperou para ver pelo menos uma de suas histórias preferidas adaptadas para o cinema. Às vezes o resultado agrada e, outras, deixa a desejar. Mas, uma coisa é certa: são muitos filmes baseados em livros para se descobrir! Confira a lista de sugestões preparada pela equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Farroupilha.

Oz, Magico e Poderoso
Sinopse: Nesta prequência de “O Mágico de Oz”, um mágico de circo chega à Oz e se transforma no artista que os cidadãos locais há tanto esperam.
Livro: O Maravilhoso Mágico de Oz, de Lyman Frank Baum, publicado pela primeira vez em 1900.
Matilda
Sinopse: Atormentada pela cruel diretora da escola e por seus pais, uma garotinha descobre que tem poderes especiais e decide usá-los para se defender das agressões na escola.
Livro: Matilda, de Roald Dahl, publicado pela primeira vez em 1988.
Classificação: Livre.
Extraordinário
Sinopse: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.
Livro: Extraordinário, de R.J. Palacio, de 2012.
A história sem fim
Sinopse: O garoto Bastian encontra um livro que fala sobre uma terra chamada Fantasia, um lugar onde a escuridão destrói tudo. Fantasia aguarda pela salvação, que virá de um humano exatamente igual a ele.
Livro: História sem fim, de Michael Ende, publicado pela primeira vez em 1979.
Classificação: Livre.
Coração de tinta
Sinopse: Um homem com habilidade de dar vida a personagens de livros acidentalmente convoca um dos vilões mais perversos da literatura. Agora, ele tem que enviar o vilão de volta para o seu mundo, antes que seja tarde demais.
Livro: Coração de Tinta, de Cornelia Funke, com primeira edição em 2003.