Como falar sobre o coronavírus com as crianças?

24 de março de 2020

As informações sobre a pandemia do coronavírus estão em todos os lugares: rádios, jornais, canais de televisão, internet e em grupos de Whatsapp. Mas como explicar para as crianças o que, de fato, está acontecendo no mundo? Como dizer que é preciso ficar em casa e que, no momento, as brincadeiras nos parques precisam parar?

A psicóloga e professora colombiana Manuela Molina desenvolveu uma cartilha com linguagem lúdica para auxiliar as famílias. O material está disponível em vários idiomas, entre eles o português, e explica o que é o coronavírus com ilustrações que guiam pais e filhos a agir nesse atual cenário. O material é voltado para crianças de dois a sete anos de idade e pode ser impresso, pois oferece algumas páginas com espaços para desenhar e colorir.

Seis dicas para os pais abordarem o assunto com as crianças:

Fonte: Revista Crescer

1. ESPERE A CRIANÇA PERGUNTAR

2. Se os pequenos vierem com essa demanda, é importante que os pais tentem entender o que eles já sabem sobre o coronavírus e especificamente o que querem saber. Assim, o primeiro passo é ouvi-los para não antecipar respostas desnecessárias.
  3. TRAGA O ASSUNTO PARA A REALIDADE DA CRIANÇA

4. As pessoas infectadas com coronavírus possuem sintomas semelhantes ao de uma gripe ou um resfriado, como tosse e febre. Por isso, uma estratégia interessante e falar sobre o COVID19 o comparando com a uma gripe, que é uma doença que as crianças já conhecem e, muitas vezes, já tiveram.
  5. USE UMA LINGUAGEM FÁCIL

6. Tratar de um assunto como o coronavírus com as crianças mais novas nem sempre é fácil. Utilizar uma linguagem lúdica pode ser uma saída para os pais entrarem nesse assunto mais espinhoso, se forem questionados.  Uma ideia interessante é o uso do desenho como forma de comunicação. Os pais, assim, podem desenhar uma bolinha representando a doença e alguns soldadinhos para explicar o papel dos remédios e vacinas na luta contra essa espécie de “vilão”, que é o COVID19.
  7. SEJA HONESTO

8. É importante tratar das informações com honestidade, mesmo que se tenha que recorrer a uma linguagem mais lúdica.  Tentar evitar o assunto também não é a melhor solução. Os pais são a fortaleza das crianças e elas buscam neles uma forma segura de obter suas informações. Por isso, é importante não ignorar suas perguntas, pois os pequenos podem recorrer a meios não confiáveis para obter suas respostas. Caso os filhos tenham acesso as famosas fake news, os pais devem questioná-los sobre a fonte das informações e se necessário pesquisar junto com eles, se a notícia é verdadeira ou falsa.

CUIDADO COM OS NOTICIÁRIOS

Ver o coronavírus na mídia se tornou frequente no cotidiano das pessoas. Todos os dias, esse assunto é abordado, principalmente nos noticiários televisivos. Como é muita informação para ser absorvida, o recomendado é evitar que as crianças assistam a esses programas.

LAVAR A MÃO SEMPRE – E NÃO SÓ POR CAUSA DO CORONAVÍRUS

O coronavírus colocou em pauta um assunto importante que a higienização correta das mãos. Essa atitude, que às vezes é deixada de lado, não previne só a infecção pelo COVID19, mas também outras viroses. Por isso, é importante aproveitar esse momento que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, devido à epidemia e tratar da prevenção de forma geral.