24 de março de 2020

7 Aplicativos e Jogos para aprender e se divertir

A tecnologia pode ser um importante, e divertido, aliado para a consolidação de alguns conhecimentos. Confira as dicas de aplicativos e jogos que a equipe de Tecnologia Educacional do Colégio Farroupilha preparou:

Colors – BabyBus (Vamos colorir)
Com esse aplicativo de colorir, as crianças podem desenvolver algumas das habilidades previstas na Matriz Curricular da Educação Infantil, como criatividade, imaginação e habilidades manuais.
Indicação: a partir do Nível 3 da Educação Infantil / crianças a partir de 3 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Andoid.

 

Sea Puzzles Fun Games for Kids (Kids Sea Animals Jigsaw Puzzle)
O jogo de quebra-cabeças com a temática do fundo do mar, permite que as crianças desenvolvam habilidades da Matriz Curricular da Educação Infantil, como classificar objetos e figuras, organizar objetos de diferentes formatos e tamanhos, e comparar com base nos atributos cor, tamanho, forma e posição.
Indicação: a partir do Nível 4 da Educação Infantil / crianças a partir de 4 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Android.

Ear Doctor
As crianças vivenciam, ludicamente, algumas atividades de um otorrinolaringologista e, com isso, desenvolvem habilidades previstas na Matriz Curricular, como adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência, e compreender a importância dos cuidados básicos de higiene para a saúde.
Indicação: a partir do Nível 5 da Educação Infantil / crianças a partir de 5 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Android.

Earthy Recycle
O objetivo do jogo é classificar elementos para reciclagem do lixo de acordo com as cores. Com ele, os estudantes desenvolvem algumas habilidades previstas nas Matrizes Curriculares dos Anos Iniciais, como identificar ações que preservam o ambiente e comparar características de diferentes materiais, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Indicação: a partir do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais / crianças a partir de 6 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Android.

Think & Learn Code-a-pillar
Um jogo de labirinto que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e de habilidades previstas na Matriz Curricular dos Anos Iniciais, como situar e deslocar pessoas/objetos no espaço através do uso de pontos de referência, e descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Indicação: a partir do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais / crianças a partir de 7 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Android.

Toon Math – Corrida Infinita
Um jogo de corrida com contas matemáticas de adição, subtração, divisão e multiplicação que ajuda o estudante a desenvolver habilidades previstas na Matriz Curricular dos Anos Iniciais, como estimar resultados, utilizando cálculo mental, e resolver e elaborar problemas, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado.
Indicação: a partir do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais / crianças a partir de 8 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Android.

Lightbot: Code Hour
Um jogo de quebra-cabeça que apoia no desenvolvimento raciocínio lógico e da linguagem de programação. Com ele, os estudantes aprimoram habilidades da Matriz Curricular dos Anos Iniciais, como interpretar movimentação em diversas representações gráficas e descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço.
Indicação: a partir do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais / crianças a partir de 9 anos.
Disponibilidade: gratuita para iOS e Android.