Orientações para o período de estudos domiciliares

18 de março de 2020

Neste período de suspensão das aulas presenciais (saiba mais aqui), é importante que estudantes e famílias mantenham todos os cuidados orientados pelos órgãos competentes, a fim de preservar o bom estado de saúde de todos.

Os professores e equipes pedagógicas do Colégio Farroupilha organizaram diferentes atividades, tarefas e estudos orientados para crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio durante o período em que as aulas estarão suspensas. Neste momento, é fundamental o comprometimento das famílias e dos estudantes no cumprimento das atividades e tarefas enviadas para a casa. As famílias devem acompanhar os seus filhos, garantindo a rotina e o espaço adequado ao estudo. Sugere-se, ainda, que os estudos domiciliares aconteçam na companhia dos pais e/ou responsáveis.

Educação Infantil

As famílias das crianças da Educação Infantil receberão na quinta-feira, 19 de março, via agenda eletrônica, algumas sugestões de atividades e brincadeiras para serem feitas em casa. Essas atividades têm como base a Matriz Curricular de Brincadeiras e Jogos, criada pela equipe da Educação Infantil do Colégio a partir do reconhecimento da importância primordial da brincadeira e da ludicidade na vida de todos, especialmente no momento da primeira infância.

Além disso, serão enviadas todas as segundas-feiras, a começar no dia 23 de março, também via agenda eletrônica, atividades para que as crianças possam dar continuidade ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Apesar do momento delicado, é fundamental que as famílias, na medida do possível, organizem, com as crianças, a realização das propostas enviadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail educacaoinfantil@colegiofarroupilha.com.br

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

As famílias receberam, por e-mail, arquivos com orientações de tarefas para cada componente curricular que correspondem ao período de 17 a 30 de março. Após essa data, serão enviados novos materiais. São previstos, nesses instrumentos de aprendizagem, atividades nos livros didáticos, cadernos, livros de literatura, assim como em arquivos para serem impressos. No retorno às aulas, os estudantes deverão trazer para o Colégio as atividades realizadas em casa.

Em caráter excepcional, uma cópia de todo o material pode ser retirada no Colégio, desde que realizada a solicitação prévia, até as 12h de quinta-feira, 19/03, por meio do e-mail de cada ano do nível de ensino, divulgado abaixo). Na solicitação, devem constar o nome e a turma do estudante. O material estará disponível para retirada até sexta-feira, 20/03, às 17h, na Recepção de Alunos da unidade Três Figueiras.

Dúvidas sobre os materiais dos Anos Iniciais:

Estudantes do 1º ano: ai.1ano@colegiofarroupilha.com.br
Estudantes do 2º ano: ai.2ano@colegiofarroupilha.com.br
Estudantes do 3º ano: ai.3ano@colegiofarroupilha.com.br
Estudantes do 4º ano: ai.4ano@colegiofarroupilha.com.br
Estudantes do 5º ano: ai.5ano@colegiofarroupilha.com.br

Informações sobre o período de estudos escolares e apoio ao acesso à plataforma UNOi aos estudantes de 4º e 5º anos podem ser obtidas pelo e-mail anosiniciais@colegiofarroupilha.com.br

Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio

Os professores e as equipes pedagógicas dos Anos Finais e do Ensino Médio organizaram, por meio da plataforma Google for Education, estudos orientados com o objetivo de que os estudantes tenham tarefas e atividades que revisem conceitos e continuem a desenvolver habilidades e competências previstas na Matriz Curricular do Colégio Farroupilha para o(a) ano/série em curso.

Para cada Componente Curricular, os estudantes receberão as orientações do que deve ser desenvolvido em cada semana, com o respectivo prazo de devolução, através da plataforma Google for Education. O roteiro de estudo da primeira semana foi disponibilizado aos estudantes na quarta-feira, 18 de março, e nas demais semanas será feito às segundas-feiras. O calendário escolar será reorganizado assim que a situação se estabilizar, no retorno às aulas, de modo a não acarretar prejuízos ao processo avaliativo e de aprendizagem dos estudantes.

As dúvidas referentes às atividades propostas deverão ser solucionadas diretamente, no Google Sala de Aula, com os professores. Já as dúvidas técnicas e de acesso à plataforma, devem ser encaminhadas para o e-mail: te@colegiofarroupilha.com.br.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails anosfinais@colegiofarroupilha.com.br e ensinomedio@colegiofarroupilha.com.br

Atendimento dos demais setores

Durante o período em que as atividades do Colégio Farroupilha estiverem suspensas, a comunicação com as equipes da escola deverá ser feita por e-mail, uma vez que os educadores estão atuando por meio da modalidade home office:

Ambulatório Escolar | ambulatorio@colegiofarroupilha.com.br
Biblioteca Escolar | biblioteca@colegiofarroupilha.com.br
Central de Relacionamento | relacionamento@colegiofarroupilha.com.br
Financeiro | financeiro@colegiofarroupilha.com.br
Gestão de Serviços | servicos@colegiofarroupilha.com.br  (informações sobre Atividades Extracurriculares, Atividades para a Comunidade Escolar e Farroups+)
Secretaria Escolar | secretaria@colegiofarroupilha.com.br  (informações sobre documentação e acesso ao Portal)
Tecnologia Educacional | te@colegiofarroupilha.com.br  (informações sobre o uso das ferramentas Google for Education, como a Google Classroom)

Confira, abaixo, as circulares enviadas por cada nível de ensino sobre o assunto:

O Colégio Farroupilha agradece, mais uma vez, a compreensão de todos e informa que seguirá acompanhando as informações sobre o coronavírus (covid-19) e, caso haja qualquer alteração, a comunidade escolar será informada pelos diversos canais de comunicação.