Orientações do Colégio Farroupilha sobre o coronavírus

12 de março de 2020

Diante da declaração que considera o coronavírus uma pandemia mundial, o Farroupilha reforça as medidas preventivas que estão sendo adotadas pelo Colégio:

Comitê com infectologista – o Colégio criou um comitê que conta com a presença de um médico infectologista para realização de reuniões semanais para o monitoramento e a avaliação das ações.

Higienização dos espaços – A limpeza dos corrimãos, das maçanetas e das catracas, além de ter sido intensificada, vem sendo realizada com uso de produto especial.

Troca dos bebedouros – No início do ano letivo, todos os bebedouros do Farroupilha foram substituídos por um modelo que tem saída exclusiva para uso de copos ou garrafas individuais. Desde quinta-feira, 12 de março, os bocais que permitem o contato direto com o bebedouro foram interditados.

Displays de álcool gel – o Colégio está providenciando o aumento do número de displays de álcool gel 70%, ampliando o número já existente em toda a escola.

Ações em sala de aula – atividades pontuais em cada Nível de Ensino (como oficina de higienização de mãos), além de conversas com os professores de Biologia sobre as medidas de precaução.

ORIENTAÇÕES PARA FAMÍLIAS EM TRÂNSITO E/OU COM APRESENTAÇÃO DE SINTOMAS

Para as famílias, bem como para os demais integrantes da comunidade escolar, que estiveram em viagem pelos locais onde existem casos confirmados do coronavírus, a orientação é que avisem ao Ambulatório Escolar, permaneçam afastadas por 14 dias e, em caso de sintomas, busquem o serviço de saúde.

SOBRE OS SINTOMAS

Os sintomas do coronavírus são similares aos da gripe e podem incluir febre, cansaço, tosse seca, congestão e corrimento nasal, assim como dor de garganta e diarreia. O tempo de incubação, que se refere ao período entre o primeiro contato com o vírus e o surgimento dos sintomas, é de 4 a 15 dias.

DICAS DE PREVENÇÃO

– Evite levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca;
– Lave bem as mãos, higienizando-as entre os dedos, embaixo das unhas e na parte de trás;
– Utilize álcool gel 70% sempre que possível;
– Não compartilhe copos, talheres, toalhas e/ou alimentos;
– Mantenha os ambientes ventilados, com as janelas abertas;
– Dê preferência ao uso de escadas, evitando elevadores;
– Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço descartável;
– Cozinhe bem a comida, especialmente carnes e ovos.

VACINA DA GRIPE

Apesar de a vacina não proteger contra o coronavírus, é importante que as demais gripes sejam prevenidas, evitando, desse modo, a baixa da imunidade, com o contágio de outras doenças. A orientação médica recebida consiste em que as famílias busquem o serviço de saúde assim que a imunização estiver disponível.

Para mais informações, o Ambulatório Escolar está à disposição pelo telefone 3455.1825 ou pelo e-mail ambulatorio@colegiofarroupilha.com.br.