Turmas da 1ª série do EM têm oficina de roteiro cinematográfico

4 de março de 2020

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio foram desafiados, pela professora de Literatura, Karina Predebon, a produzir curtas-metragens em stop motion. Os curtas devem adaptar, para a linguagem cinematográfica, contos da obra “O capote e outras histórias”, de Nikolai Gógol.

Além da leitura do livro, os estudantes participam de oficinas para apoiá-los na realização do trabalho. A primeira delas foi de roteiro, ministrada pelo auxiliar de ensino do Laboratório de Português, Paulo Pureza, entre os dias 04 e 05 de março. Nela, os estudantes aprenderam os componentes de um roteiro, como cabeçalho de cena, ação, rubrica e diálogos, e fizeram uma atividade prática: adaptaram um trecho do livro para o formato de roteiro.

As turmas terão, também, uma oficina de stop motion com a equipe do setor de Tecnologia Educacional. O projeto envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Artes e os estudantes deverão fazer todo o processo de criação de um filme, escrever o roteiro, criar o cenário e os personagens, gravar e editar o material.