Confira 10 informações úteis para a volta às aulas

14 de fevereiro de 2020

A volta às aulas do Colégio Farroupilha acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo com cada nível de ensino. Preparamos uma lista com 10 itens para você começar o ano letivo de 2020 bem informado.

Horário de entrada

O primeiro dia de aula é diferente para cada nível de ensino e perfil de estudante (se está chegando no Farroupilha em 2020 ou já estava aqui no ano passado). Confira as informações e chegue no horário certo!

Crachá

O crachá é um importante documento para a identificação e segurança da comunidade escolar e o seu uso é obrigatório para os estudantes e famílias desde o primeiro dia letivo. Traga o seu!

Obs. Caso não tenha o crachá, entre em contato com a equipe de Relacionamento nas recepções da unidade Três Figueiras ou com a equipe da Secretaria da unidade Correia Lima.

Uniforme

O Farroupilha possui uniformes diferentes para cada nível de ensino. Os do Ensino Médio, por exemplo, foram desenhados por um grupo de estudantes. Usar o uniforme é obrigatório para todos desde o primeiro dia de aula. As peças são vendidas na loja Top Sul, dentro da unidade Três Figueiras, e as famílias também podem participar da Feira de Reúso de uniformes, organizada por um grupo de pais em alguns períodos do ano – a próxima será divulgada em breve.

Recepção de Alunos – Três Figueiras

Se você já era do Farroupilha em 2019 vai perceber que a Recepção de Alunos da unidade Três Figueiras foi totalmente renovada! Agora, ela tem nove catracas, sendo uma exclusiva para uso de pessoas com necessidades especiais.

Além do aumento no número de catracas, o sistema de acesso foi modificado e levará em conta a movimentação em cada horário, com orientação de fluxo exclusivo para entrada e saída. Assim, o lado com maior número de catracas será utilizado para entrada nos horários de chegada e para a saída no final do turno letivo, enquanto o lado com menos catracas fará o fluxo inverso.  Fique atento e utilize as catracas conforme a orientação da equipe de Recepção!

Formação complementar

Além das disciplinas presentes no currículo, os estudantes do Farroupilha têm a disposição várias atividades e programas para complementar a sua formação. São Atividades Extracurriculares, Farroups+, Grupos e Clubes de Aprendizagem, além de Equipes Esportivas. Clique aqui para conhecer alguns desses programas e se organizar para o ano letivo!

Trânsito e estacionamento

Um trânsito mais fluído é feito por motoristas conscientes. Por isso, lembre-se:
– Não pare em fila dupla, além de ser proibido por lei, dificulta o trânsito;
– É proibido estacionar em local de embarque e desembarque;
– Ultrapassar o limite de velocidade – 30km/h nas ruas de acesso ao Colégio é uma infração de trânsito e pode causar acidentes;
– A preferência é sempre do pedestre, principalmente se ele estiver utilizando a faixa de pedestres.

O Farroupilha possui um estacionamento com 340 vagas na unidade Três Figueiras. Já na unidade Correia Lima, as vagas são cedidas pelo CPOR e, para acessar o local, é necessário possuir autorização do veículo. Caso ainda não tenha, solicite na Secretaria da unidade Correia Lima.

Canais de comunicação

O Farroupilha busca se comunicar com os estudantes e famílias a partir de vários canais, como site, página no Facebook, perfil no Instagram e Aplicativo.

Além disso, o Colégio utiliza agenda eletrônica (Educação Infantil), física (do 1º ao 6º ano) e e-mail (todos os níveis de ensino) para se comunicar com as famílias. Para garantir que as mensagens cheguem até você, cadastre o contato colegio@colegiofarroupilha.com.br como um remetente seguro nas configurações de seu e-mail.

Aproveite para marcar o @soufarroupilha em postagens que fizer no Colégio!

Material escolar

Confira as listas de materiais escolares e livros didáticos para garantir que não esqueceu de nada.

As listas estão disponíveis neste link.

Kit de boas-vindas para novos estudantes

Os novos estudantes são recebidos no Farroupilha com um kit de boas-vindas! As famílias de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e do Ensino Médio da unidade Três Figueiras podem retirar os kits na Central de Relacionamento, já os kits da unidade Correia Lima receberão no primeiro dia de aula e as da Educação Infantil, no momento da reunião com a professora, conforme agendamento.

Calendário escolar

Por fim, e não menos importante, o ano letivo está apenas começando, mas tem muitas atividades e eventos programados para 2020. Confira, aqui, o calendário completo e se programe!