Equipe de Robótica é campeã do FLL na categoria Projeto de Inovação

16 de dezembro de 2019

A Farroubots, equipe de Robótica do Colégio Farroupilha, conquistou o 1º lugar na categoria Projeto de Inovação do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), realizado pelo SESI nos dias 13 e 14 de dezembro. A temporada 2019/2020 do FLL foi batizada de “City Shaper”. Para ela, as equipes deveriam investigar e apresentar, em suas pistas, soluções inovadoras para problemas das cidades. Os técnicos da equipe foram os professores Roger Pereira, do Espaço Maker, e Gentil Bruscato, do Laboratório de Física. Ao todo, 33 escolas participaram da competição.

Os estudantes da Farroubots tiveram como problema de pesquisa a diminuição da poluição luminosa na rede de iluminação pública em Porto Alegre, levando em consideração questões de segurança e de economia. Como solução, a equipe propôs a elaboração de uma cartilha de conscientização e de uma ferramenta avaliadora da qualidade do céu para contribuir no processo de adequação da iluminação residencial e pública. “A maior alegria é o sentimento de conquista dos estudantes pelo item do torneio no qual mais trabalhamos. Foram dias de levantamento de dados, imagens aéreas, ida ao Observatório, elaboração de cartilha de conscientização, produção de avaliador de céu. Mas tudo vale a pena quando temos em mente um projeto inovador no qual os estudantes aprenderam muito, cada um com sua intensidade”, destacou Bruscato.

A pista de competição para o Torneio foi montada no Espaço Maker do Colégio. São nessas pistas, construídas pelas equipes com LEGO, que os competidores colocam os desafios e treinam as estratégias para a competição. No dia do torneio, as pistas formaram uma arena.