Nível 2A conclui o projeto “As profissões que queremos conhecer”

12 de dezembro de 2019

Os pequenos do Nível 2A da Educação Infantil já iniciaram o novo projeto da turma, “As profissões que queremos conhecer”. No dia a dia das crianças, as profissões aparecem com frequência nas brincadeiras do faz-de-conta, como médico, veterinários, policiais, professores, babás, bombeiros, entre outras. O projeto tem o objetivo de possibilitar e ampliar o conhecimento da turma as diversas profissões e também colaborar para que todos desenvolvam atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

Na segunda-feira, 26 de agosto, a turma foi à Biblioteca Kids para uma hora do conto da história “Bombeiros”, da coleção Sirene em Ação, da editora Girassol. Os pequenos ouviram o barulho da sirene e a auxiliar de biblioteca, Graziele Oliveira Caetano, explicou que o bombeiro não apaga só o fogo, ele também ajuda as pessoas que estão em perigo.

Já na terça-feira, 27 de agosto, as crianças receberam a visita de um dos bombeiros do Colégio, Reginaldo Antônio Melo, que apresentou alguns materiais de uso profissional, além da roupa utilizada pelos profissionais. Além disso, Reginaldo conversou sobre prevenção de incêndios e alertou para os pequenos que não se deve mexer no fogo.

Na quinta-feira, 29 de agosto, as crianças tiveram um dia de bombeiro. Com capacetes de proteção, coletes e uma pequena escada de madeira, elas foram para o jardim próximo às Figueiras Centenárias para “salvar” bichinhos de pelúcia que estavam em perigo nas árvores. O bombeiro Reginaldo foi até a sala de aula da turma para pedir a ajuda dos pequenos bombeiros.

Já na quinta-feira, 12 de setembro, os pequenos descobriram algumas curiosidades sobre a profissão de motorista com duas das motoristas que realizam o transporte escolar no Colégio, Karla e Neuza. Elas explicaram sobre a importância do uso do cinto de segurança, que elas utilizam uma carteira especial para exercer a atividade e deixaram as crianças “dirigir” a van.

A profissão de cozinheiro foi a descoberta da quarta-feira, 18 de setembro. As crianças conversaram com a Elis, que trabalha na cozinha do Berçário. Ela mostrou o ambiente e alguns instrumentos de trabalho dela. Também contou para as crianças que precisa ter cuidado com o fogo e facas. Falou que prepara as comidas que eles comem no lanche e no almoço e que o grande ingrediente que ela usa é o amor. A turma já combinou de fazer um dia de cozinheiro na semana que vem com ajuda da Elis:  vai ser uma pizza saudável.

Já na quinta-feira, 26 de setembro, as crianças vivenciaram “um dia de cozinheiro” e fizeram seu próprio lanche, uma pizza, com ajuda da nutricionista do Colégio, Joseane Mancio. Um dos ingredientes utilizados foi o manjericão plantado pelas crianças no semestre passado e colhido por elas para a atividade.

Na manhã de segunda-feira, 28 de outubro, a turma recebeu a  Natália Wartchow, que é mãe do colega Rafael Feliciano dos Santos e cozinheira. Ela contou sobre a profissão e disse que faz arte nos biscoitos. Depois, fez uma oficina com as crianças, na qual cada um decorou seu biscoito para comer, depois, no lanche.  Natália ainda presenteou cada criança criança com um kit de biscoitos representando diferentes profissões (bombeiro, médico, cozinheiro ou policial) e uma caneta para decorar alimentos.
Na quinta-feira, 07 de novembro, as crianças visitaram o Laboratório de Física para conversar com os professores Gentil Bruscato e Margie Basso e o auxiliar de ensino Giovani Rodrigues sobre a profissão de cientista. A turma conheceu o espaço e viu alguns foguetes que foram construídos pelos estudantes. A atividade finalizou com uma experiência envolvendo a luz de um laser refletida no acrílico.
Na segunda-feira, 11 de novembro, foi a vez de conhecer a profissão dos educadores do Laboratório de Química. Lá, conversaram com a professora Alessandra Rosa e a auxiliar Bruna Hoher e fizeram um experimento bem colorido, com leite corante e detergente.As cores se juntam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas.
Para concluir o projeto, as crianças participaram da Festa das Profissões, na Minicidade, na quinta-feira, 12 de dezembro.