Nível 1D conclui o projeto “Os bichinhos que vivem no Colégio”

12 de dezembro de 2019

Os pequenos do Nível 1D da Educação Infantil iniciaram o projeto de estudos “Os bichinhos que vivem no Colégio”. No espaço das Figueiras Centenárias, a turma observou e conversou sobre alguns animais que vivem no Recanto dos Bichinhos. Em sala de aula, as crianças falaram sobre os animais que existem e não existem no Farroupilha, classificando as imagens em dois grupos.

Na terça-feira, 10 de setembro, as crianças foram para uma pesquisa de campo na horta da Educação Infantil. Com lupas, observaram os insetos nas flores das lavandas, nas capuchinhas e nos tomateiros. 

Na terça-feira, 24 de setembro, a turma teve uma aula com a professora do Laboratório de Biologia, Tanilene Persch, no Jardim dos Sentidos para aprender sobre os peixes e a tartaruga que vivem ali.  Os pequenos observaram as características da tartaruga e sentiram a textura do seu casco, além de analisarem as plantas aquáticas.

Na quinta-feira, 26 de setembro, as crianças ganharam um novo amigo, um peixinho Beta. Elas conversaram sobre os cuidados que devem tomar com o bichinho, como a alimentação. Depois, fizeram uma votação para escolher o nome dele: Nemo.

Na terça-feira, 22 de outubro, os pequenos estiveram no Laboratório de Biologia para observar a “casa” das minhocas, chamada de minhocário ou composteira, e saber mais sobre elas. Depois, a turma fez um minhocário que ficará na sala de aula. Além disso, as crianças também assistiram a um breve vídeo do Show da Luna sobre o cheiro da terra molhada.

Na sexta-feira, 08 de novembro, a turma visitou o recanto dos animais para conhecer mais sobre os bichinhos que lá vivem. Com auxílio do educador Mário Padilha, que faz a manutenção do local, as crianças aprenderam sobre os cuidados e sobre o que eles comem. Também puderam tocar os animais sentindo a textura da sua pelagem.

O projeto encerrou com uma atividade de culinária. A professora da turma, Eidinara Mello, montou alguns dos bichinhos estudados com frutas e convidou os pequenos a experimentarem novos sabores.