Nível 3E conclui o projeto “Fundo do Mar”

3 de dezembro de 2019

Na roda de conversa, as crianças do Nível 3E da Educação Infantil definiram o nome do projeto do segundo semestre da turma: “Fundo do Mar”. Os pequenos escolheram a estrela-do-mar, a água-viva, o caranguejo, os peixes e o tubarão para serem pesquisados.

Na quarta-feira, 25 de setembro, a turma foi à Quinta da Estância, em Viamão, observar os tamanhos da vértebra e do osso da mandíbula da baleia, além de aprender sobre outras questões sobre o projeto.

Na semana de 23 a 27 de setembro, as crianças confeccionaram o habitat dos peixes. Os animais foram representados a partir de formas geométricas e foram colados em uma folha, que simbolizou o fundo do mar.

Já na terça-feira, 01 de outubro, as crianças visitaram o caminhão do Projeto Vida Marinha. Estacionado na Educação Infantil, o museu itinerante tem um dos maiores acervos de animais aquáticos do sul do país.
A semana de 30 de setembro a 04 de outubro ainda teve a apresentação dos materiais que as crianças trouxeram de casa sobre o projeto. Os pequenos relatam aos colegas o que tem descoberto sobre o fundo do mar.
Na quarta-feira, 23 de outubro, as crianças receberam a visita do Biólogo Ignácio Moreno para falar sobre o projeto Botos da Barra, do Ceclimar, de Imbé. A turma conheceu o casco da tartaruga marinha, o crânio e o esqueleto da cauda do boto e ouviu a história da boto Geraldinho e seus filhotes.
Na segunda-feira, 04 de novembro, as crianças  apresentaram o bicho do fundo mar que fizeram com materiais recicláveis, em casa e com auxílio dos pais. Cada um contou algumas características, curiosidades e falou sobre a montagem do seu bicho.

Para enriquecer mais o projeto, na quarta-feira, 06 de novembro, as crianças degustaram um peixe assado. Junto com a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, o grupo temperou o peixe com sal e limão, para depois de assado degusta-lo.

Na tarde de terça-feira, 19 de novembro, as crianças visitaram o Laboratório de Biologia para novas descobertas sobre o projeto Fundo do Mar. Diferentes propostas foram proporcionadas, como observar o casco da tartaruga marinha, tocar no polvo e sentir como é a sua pele, descobrir qual bicho mora concha, entre outras.

No encerramento do projeto, as crianças receberam a visita dos bombeiros da Companhia Especial de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Eles passaram informações sobre os perigos do mar, o significado das cores das bandeiras na beira da praia e os cuidados necessários ao entrar no mar.