Nível 3D conclui o projeto “Uma viagem ao redor do planeta”

2 de dezembro de 2019

As crianças do Nível 3D da Educação Infantil iniciaram o novo projeto da turma, “Uma viagem ao redor do planeta”. Os pequenos pesquisarão sobre os principais países do mundo, conhecerão as diferentes culturas e curiosidades. Na primeira atividade, o Brasil foi o país escolhido. A turma aprendeu sobre as cores e os significados da bandeira e construíram o símbolo em formato de quebra-cabeça.

Como os pequenos estão pesquisando sobre os esportes praticados no Brasil, na tarde de quarta-feira, 28 de agosto, as crianças receberam a visita do professor de Capoeira Jacques Nascimento, que contou a história do esporte. Ao som do berimbau, a turma praticou alguns movimentos aprendidos durante a atividade.

Na segunda-feira, 02 de setembro, as crianças apresentaram aos colegas as malas feitas com a participação das famílias. Para a atividade, foram utilizados materiais de descarte criativo e fotos de lugares já visitados no Brasil.

Na semana seguinte, no dia 09 de setembro, a turma foi  ao Laboratório de Geografia. Lá, as crianças exploraram o mapa-múndi e o globo terrestre, realizaram perguntas sobre fuso horário, aprenderam sobre o movimento do sol e da lua ao redor do planeta. Observaram as distâncias entre os países, e as localizações no mapa.

Na quarta-feira, 11 de setembro, os pequenos receberam a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, para uma conversa sobre os ingredientes da feijoada e os seus nutrientes. Após, a turma colocou em prática o que aprendeu e escolheu os grãos de feijão para o preparo da receita. A cozinheira do Colégio Elis Jardim preparou a feijoada, que foi servida de lanche.

Na pesquisa sobre as curiosidades do Brasil, a turma descobriu a paixão pelo futebol. Sendo assim, na quinta-feira, 26 de setembro, as crianças visitaram a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio e conheceram os museus e a história dos dois times, foram até os gramados, observaram as arquibancadas e sentaram no banco de reservas. A saída de estudos encerrou a pesquisa sobre o país.

Já no dia seguinte, 27 de setembro, os pequenos iniciaram as descobertas sobre a África do Sul. O país foi sorteado e a turma aprendeu sobre a cultura e outras curiosidades. Na sala de aula, foi feita uma conversa sobre os safáris e os esportes mais praticados. As crianças confeccionaram a bandeira do país e descobriram que as máscaras têm um significado de beleza e magia para o povo africano. Assim, elas construíram algumas e passearam pelo Colégio com o adereço.

A turma iniciou as pesquisas sobre o Japão e descobriu  que um dos esportes mais praticados no país é o judô, Então, na segunda-feira, 21 de outubro,  os pequenos receberam a visita de dois judocas, Gilmara Prudencio, faixa preta no judô e atleta da Seleção Brasileira, e Diego Boldrini, professor de judô e campeão brasileiro região V.  Eles conversaram sobre a origem do esporte e explicaram os golpes e movimentos. Depois, fizeram uma oficina com as crianças.

Na quarta-feira, 23 de outubro, a turma recebeu a visita do chefe de cozinha William França, especialista em comida japonesa.  Os pequenos participaram de uma oficina de culinária e aprenderam a fazer Sushi com diferentes ingredientes, como brócolis, manga, pepino japonês, morango e goiabada.  Elas auxiliaram no preparo e, depois, experimentaram o prato típico japonês.

Para contemplar os estudos sobre o México, os pequenos realizaram uma oficina de culinária típica na sexta-feira, 1º de novembro. A turma ajudou a preparar burrito.

Na sexta-feira, 08 de novembro, a turma recebeu a professora de Dança Elisiane Estanislau para uma conversa sobre o flamenco, dança da cultura espanhola. As crianças fizeram perguntas sobre os trajes, as castanholas, os leques e os sapatos.  Além disso, os pequenos aprenderam alguns movimentos da dança.

Uma exposição na quarta-feira, 27 de novembro, marcou o encerramento do projeto. Chamada “Festa das Nações”, o momento foi vivenciado pelas famílias. As crianças cantaram o refrão da música “Eu sou diferente de você” e mostraram as produções realizadas ao longo do segundo semestre do ano.