Calçada portuguesa do Colégio Farroupilha é inaugurada

28 de novembro de 2019

A calçada portuguesa do Colégio Farroupilha foi inaugurada na tarde de quarta-feira, 27 de novembro. Ela marca a conclusão do projeto interdisciplinar “Um olhar sobre as calçadas portuguesas de Porto Alegre”, que, ao longo de todo o ano letivo, envolveu as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais em atividades sobre a capital gaúcha. Saiba mais sobre o projeto.

A cerimônia de inauguração foi iniciada com o Hino de Porto Alegre, cantado pelos estudantes do 3º ano. Depois, o presidente da ABE 1858, mantenedora do Colégio Farroupilha, Fernando Carlos Becker, e a presidente da Casa dos Açores do RS, Carla Marques Gomes, cortaram a fita que marcou a inauguração da calçada. Na sequência, a diretora pedagógica, Marícia Ferri, e o diretor administrativo, Milton Fattore, fizeram o descerramento da placa. A ocasião contou, também, com a apresentação da coreografia “A calçada ganha vida”, criada e interpretada pela ex-aluna e bailarina, Ana Cláudia Pedone.

“É sempre bom conhecer a nossa história, lembrar e deixar marcas. Estudar a história de Porto Alegre e de nossas origens. A calcada, agora permanece no Colégio como uma marca de algo que aconteceu no Colégio Farroupilha e  2019”, declarou a diretora pedagógica, Marícia Ferri. Depois da fala da Marícia, os estudantes do 3º ano entregaram um exemplar do livro “Um olhar sobre as calçadas portuguesas de Porto Alegre” à autoridades presentes: vice-consulesa de Portugal, Filipa Mendonça e a neta do autor do Hino de Porto Alegre (Breno Olinto Outeiral), Bruna Outeiral e os já mencionados Fernando Carlos Becker e Ana Cláudia Pedone.

Sobre a calçada

A calçada foi construída com a técnica utilizada pelos mestres calceteiros, na qual pedras são lapidadas e colocadas lado a lado, montado um mosaico. A arte da calçada do Farroupilha, instalada à esquerda da Recepção de Alunos, foi inspirada no arabesco de ferro que ficava localizado na fachada principal da primeira sede própria do Colégio – conhecida como “Velho Casarão”.