Estudantes conquistam Menção Honrosa na Olimpíada do Futuro

18 de novembro de 2019

O WeFood, aplicativo desenvolvido por um grupo de estudantes da 3ª série do Ensino Médio, recebeu a Menção Honrosa na final da Sapientia – Olimpíada do Futuro, realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, em São Paulo. A equipe formada por Felipe Teixeira Renck Obino, Júlia Fraporti Heller, Bruno Almeida da Silveira,  Denis Ying Kit Yeh e Julia Isabelle Seibert Lhullier, todos da 3ª série A, pensou em uma plataforma que busca atuar em duas frentes distintas e relacionadas à alimentação: melhorar a qualidade da alimentação dos brasileiros, oferecendo acesso a uma comida mais nutritiva, e apoiar para reduzir a fome no país. O grupo contou com a mentoria do professor Saul Gonçalves.

Em São Paulo, os estudantes participaram de atividades culturais e apresentaram as suas ideias para uma banca de jurados composta por profissionais de diversas áreas.

Destaque no programa Fantástico

O projeto dos estudantes do Farroupilha foi veiculado em matéria especial do programa Fantástico, da Rede Globo, do último domingo, 17 de novembro.

Relembre a participação do Colégio na Sapientia

No mês de julho, o estudante Felipe Teixeira Renck Obino conquistou e medalha de Ouro e foi um dos 21 finalistas de todo o Brasil da 1ª edição da Olimpíada do Futuro. No total, foram 4 mil inscritos na primeira fase, 210 classificados na segunda e 21 na terceira.

Na primeira fase, os competidores depararam com questões online de múltipla escolha para avaliar diferentes áreas do conhecimento partindo de problemas atuais da agenda 2030 da ONU, que inclui os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na segunda, também online, os estudantes realizaram uma prova discursiva, também sobre os objetivos da ONU. Na fase final, Felipe montou uma equipe, formada por quatro colegas, para pensar em  projetos locais, regionais ou mundiais para resolver, na prática, problemas identificados.

A Olimpíada do Futuro é uma iniciativa da Companhia das Letras e do Instituto Vertere, criada para envolver instituições de ensino em provas de conhecimento transdisciplinar.