Crianças do Nível 5F participam de circuito egípcio

13 de novembro de 2019

“Os segredos do Egito” é o tema do projeto do segundo semestre da turma do Nível 5F da Educação Infantil. Para explorar a temática, as crianças foram ao Laboratório de Biologia na terça-feira, 10 de setembro, para uma conversa sobre os animais que vivem no Egito. Na visita, a turma aprendeu que os escorpiões, as serpentes, os besouros e os crocodilos fazem parte da fauna egípcia. Descobriu, ainda, que o camelo consegue ficar até quatro dias sem alimentos e que suas corcovas são preenchidas de gordura.

Na quarta-feira, 25 de setembro, a turma participou da saída de estudos à Quinta da Estância. Lá, as crianças viram alguns animais do deserto, como cobras, lagartos, gansos e escaravelhos. Também conheceram o papiro, a planta aquática que fica às margens do Rio Nilo.

Já na quinta-feira, 26 de setembro, a turma teve uma conversa com a auxiliar de ensino do Laboratório de História, Fernanda de Amorim. Durante a conversa, várias dúvidas das crianças foram esclarecidas, como: “As pinturas eram feitas com tinta?”, “Como eles construíam as casas?”, “Como a pirâmide foi montada?”. As crianças também aprenderam um pouco mais sobre as múmias, a esfinge, os faraós e o modo de viver do povo egípcio.

Na sexta-feira, 11 de outubro, as crianças tiveram uma aula com o professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato, no Campão.  Com um drone, a turma fez uma comparação entre a altura da pirâmide de Quéops e a altura do Colégio Farroupilha. A cada metro que o drone subia, as crianças imaginavam a pirâmide. “A pirâmide é gigante, bem maior que o Colégio!”, e “Como eles conseguiram construir lá na ponta?” foram algumas das observações feitas.

Ao visitar o Laboratório de Física na sexta-feira, 18 de outubro, a turma descobriu algumas curiosidades sobre o deserto do Saara com o professor Gentil Bruscato. Em seguida, as crianças fizeram uma experiência para descobrirem por que a areia fica tão quente durante o dia.

Na quarta-feira, 23 de outubro, a turma conheceu o Espaço Maker. Além de explorarem o ambiente, as crianças tiveram uma conversa com a professora de língua inglesa, Aura Alibio, sobre o Egito e suas construções. Posteriormente, participaram da produção de um quebra-cabeça em formato de pirâmide.

Na tarde de sexta-feira, 25 de outubro, a turma recebeu a visita do recreacionista Iago Zilio para uma atividade lúdica. Com uma carta em mãos, escrita com hieróglifos, ele contou para a turma que um “arqueólogo” passou pelo colégio e descobriu que haviam “joias egípcias” sob a terra do campo de futebol e que ele precisava de ajuda para encontrar os objetos que estavam faltando. Utilizando pincéis, as crianças fizeram escavações e encontraram o tesouro do Egito Antigo.

Na segunda-feira, 28 de outubro, as crianças reuniram-se com os colegas do Nível 5C para uma troca de saberes sobre os projetos. O Nível 5C contou as suas descobertas em relação ao deserto, e o Nível 5F as curiosidades do antigo Egito. Depois, todos registraram o que aprenderam em um desenho coletivo.

Na quarta-feira, 13 de novembro, a turma participou de um circuito egípcio, organizado pelo recreacionista Felipe Demetrio Flores. As crianças tiveram que desviar dos crocodilos do Rio Nilo e das pirâmides, passar pelas armadilhas das múmias e fugir das serpentes.