Nível 4B aprende sobre as energias solar, eólica e elétrica na Minicidade

13 de novembro de 2019

As crianças do Nível 4B da Educação Infantil já estão trabalhando no novo projeto da turma, “Detetives da Ciência”. A primeira experiência, realizada na semana de 19 a 23 de agosto, foi “O segredo das canetinhas”. Elas descobriram misturas de cores e fizeram desenhos na folha transparente, brincando com “lanternas” de papel.

Na aula de Língua Inglesa, a turma misturou vários alimentos com água, como feijão, açúcar, farinha de trigo, arroz e pimenta em pó.  As crianças descobriram quais alimentos se misturaram e a professora Aura Alibio trabalhou com elas os nomes dessas palavras em inglês.

Na quinta-feira, 29 de agosto, a turma realizou a experiência “Números Secretos”.  As crianças utilizaram uma poção secreta, feita com bicarbonato de sódio, corante e vinagre, para descobrir o número que estava em uma mensagem secreta. O número estava escrito com giz de cera branco, em uma folha branca.

Já na sexta-feira, 30 de agosto, foi produzido o Bolo do Cientista.  A receita foi tirada do livro trazido pelo colega Miguel Kapla, chamado “Manual do Cientista Franjinha”, e levou farinha de trigo, ovos, açúcar, azeite e granulado.

Na segunda-feira, 16 de setembro, as crianças foram ao Laboratório de Física para questionar sobre os planetas e os astronautas no espaço. A turma aprendeu, ainda, sobre a Teoria do Big Bang e como surgiram os planetas e as estrelas.

Na manhã de segunda-feira, 23 de setembro, a turma aproveitou o início da Primavera e foi ao Laboratório de Biologia para uma conversa com os professores do Laboratórios de Física, Gentil Bruscato, e de Biologia, Tanilene Persch sobre como surge a Primavera e como as plantas crescem.  Depois,  as crianças plantaram sementes de girassol, que serão cuidadas por elas na sala da turma.

Na segunda-feira, 30 de setembro, a turma visitou o caminhão do projeto Vida Marinha e descobriu como as morsas vivem no gelo e na água, como os tubarões enxergam embaixo d’água e como nascem as focas e por quanto tempo elas conseguem ficar sem respirar embaixo d’água.

Na quinta-feira, 10 de outubro, as crianças foram ao Laboratório de Biologia conhecer e pesquisar sobre as plantas carnívoras, e tiveram contato com a espécie Dioneia.

Na terça-feira, 22 de outubro, a turma visitou a RBS TV para saber como os canais passam nas televisões. As crianças conheceram a redação dos telejornais e o estúdio.

Na semana seguinte, no dia 05 de novembro, as crianças foram ao Espaço Maker descobrir como se faz um robô. Depois, construíram o Otto, um robô feito de papelão.

Na sexta-feira, 08 de novembro, a turma foi ao Laboratório de Química descobrir como é produzido o giz de cera. Com giz quebrado, as crianças fizeram giz de cera e observaram a experiência sobre tipos de energia de fazer “pilhas” com batata doce e limão.

Na quarta-feira, 13 de novembro, as crianças foram até a Minicidade e conversaram com o professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato, sobre as diferentes formas de energia: elétrica, solar e eólica. Depois, a turma fez uma experiência com o drone para compreender com os astronautas não enxergam as pessoas quando estão no espaço.