Farroupilha tem medalhistas nas olimpíadas de Química e Ciências

12 de novembro de 2019

Um grupo de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio ganhou medalhas em três olimpíadas estudantis. Na XXI Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr.), Eduardo Czamanski Pinheiro, do 9º ano B, e Felipe Bestetti Gottschall, do 9º ano, receberam a medalha de Bronze. As provas aconteceram nos meses de agosto e setembro. A OBQJr. é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e destina-se a estudantes de 8º e 9º anos de escolas públicas e privadas. A Fase I foi composta por uma prova de 20 questões objetivas e, na Fase II, os estudantes responderam a 10 questões objetivas e a três questões analítico-expositivas.

Já na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), quatro estudantes do Ensino Médio foram premiados. Na Fase III da Modalidade A, Guilherme Seger Kersten, da 2ª série A, ganhou a medalha de Ouro, e Arthur Coltro de Andrade, da 2ª série D, e Fabinana Luft Bavaresco, da 2ª série B, garantiram a medalha de Bronze. Na Fase III da Modalidade B, Bruno Almeida da Silveira, da 3ª série A, recebeu a Menção Honrosa. A Olimpíada é destinada a estudantes do Ensino Médio e Tecnológico.

Os estudantes medalhistas na OBQJr. e na OBQ participarão da Solenidade Nacional de Premiação do Programa Nacional Olimpíadas de Química no dia 29 de novembro, às 18h, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).

O Colégio também ganhou três medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2019), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã. A ONC foi composta por duas fases, realizadas nos meses de agosto e setembro, e envolveu questões de Astronomia, Biologia, Física e Química. Lucas Eduardo Gulka Pulcinelli, da 2ª série D, foi medalha de Ouro, e Arthur Coltro de Andrade, da 2ª série D, e Guilherme Seger Kersten, da 2ª série A, foram medalha de Prata. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de novembro, a local ainda a ser definido.