Turmas do 3º ano autografam obra sobre as calçadas portuguesas

8 de novembro de 2019

Na manhã de sexta-feira, 08 de novembro, seis turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais das unidades Correia Lima e Três Figueiras autografaram a obra “Um olhar sobre as calçadas portuguesas de Porto Alegre” para as famílias na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Na quarta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h40, outras quatro turmas farão a sessão de autógrafos na Feira do Livro, no Espaço dos Autógrafos Coletivos – Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 – 2º andar).

O livro é fruto de um projeto que envolveu diferentes disciplinas para complementar os estudos sobre Porto Alegre. Primeiramente, as turmas conheceram a história da cidade, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até os dias atuais. Nas aulas de Música, as crianças conheceram o hino da cidade, “Leal e Valerosa Porto Alegre” e, também, visitaram pontos turísticos da Capital e gravaram um clipe musical para presentear Porto Alegre no seu 247º aniversário que foi entregue, inclusive, para o Secretário de Educação de Porto Alegre, Adriano Naves de Brito.

Já nas aulas de Artes Visuais, os estudantes tiveram contato com registros fotográficos de calçadas portuguesas localizadas em diversos bairros da cidade, além de vídeos de reportagens sobre os trabalhos dos calceteiros. Depois das referências, os estudantes colocaram a mão na massa e desenharam os padrões e as figuras das calçadas portuguesas que mais chamaram a atenção. Além disso, individualmente, em duplas ou trios, eles iniciaram o projeto de uma calçada ao estilo português. O desenho foi feito em folha A4, com lápis grafite, e posteriormente os espaços foram preenchidos com papel picado e EVA, nas cores vermelha, branca e preta e cascas de ovos limpas recolhidas nos refeitórios do Colégio.

Todos os trabalhos foram reunidos em um único painel que foi exposto durante a Ciranda de Ideias, no mês de julho. O projeto das calçadas portuguesas também foi selecionado para o XIV Salão UFRGS Jovem, no mês de outubro.

Calçada portuguesa no Farroupilha

No início do mês de novembro começou a ser construída, próxima à entrada da Recepção de Alunos, uma calçada portuguesa, inspirada no arabesco de ferro que ficava localizado na fachada principal do Velho Casarão.

O lançamento acontecerá ainda neste mês e contará com a presença das turmas do 3º ano, educadores e membros da Direção. A data será informada em breve.