Confira como foi a 13ª edição do Palco Farroupilha

1 de novembro de 2019

Na tarde de segunda-feira, 28 de outubro, o grupo de teatro da OpusLab deu início à Mostra Estudantil do Palco Farroupilha, com a peça “Os Guerreiros da Bagunça”. Na plateia estavam os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Ao longo de toda a semana, grupos de teatro estudantis do Farroupilha e de outras instituições se apresentarão no festival. Clique aqui e acesse o cronograma.

Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, as turmas do 2º ano assistiram a uma apresentação de uma música composta por quatro estudantes 4º ano A: Nicole Rossato, Manuela Maino, Joanna Lemos e Juliana da Cunha. A canção aborda o bullying como algo ruim e a importância das amizades e da boa convivência. Depois, os estudantes assistiram à esquete “Imitose”, do grupo de teatro do Colégio Marista Assunção.

Durante os recreios do dia 29, estudantes de todos os níveis de ensino participaram do Palco Aberto, que, em parceria com a Escola de Música Guitarríssima, responsável pelas atividades extracurriculares de música do Farroupilha, disponibilizou instrumentos para que os estudantes mostrassem seus talentos. O professor de Música da Educação Infantil, Gustavo Fetter, também preparou uma atividade musical para os Níveis 3, 4 e 5: o Palquinho Livre. No Auditório 2, as crianças cantaram e tocaram instrumentos. trazidos de casa.

Já as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais apresentaram para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais o resultado do projeto “History Maker”, resultado de uma atividade interdisciplinar de História, Artes Cênicas e Língua Portuguesas. Em grupos, os estudantes encenaram diferentes personagens históricos do Brasil monárquico.

Na quarta-feira, 30 de outubro, o Palco Farroupilha recebeu o espetáculo convidado do evento, “Mani Manioca”, da Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas. A peça conta a história da lenda indígena da mandioca.

O Palco Farroupilha encerrou na sexta-feira, 1º de novembro, com a apresentação das peças “Grease, nos tempos da brilhantina”,  do Grupo de Teatro dos estudantes do Ensino Médio do Colégio; “Um bichinho para Maria”, da atividade extracurricular de Teatro; e “Mistérios da Ilha”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde.

Buenos Aires Players abre as apresentações do Palco Farroupilha

Na segunda-feira, 21 de outubro, começou a 13ª edição do Palco Farroupilha, com a Mostra Profissional. O grupo Buenos Aires Players (BA Players) apresentaram, para as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a peça The adventures of Peter Rabbit. Na história, Peter Rabbit e Jemina Puddleduck encontram um pôster com um mapa com instruções para jogar uma caça ao tesouro. Desobedecendo à mãe de Peter, Sra. Rabbit, de não falar com estranhos ou entrar na floresta, a dupla embarca em uma aventura que, depois, se tornará em uma armadilha.

As turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais assistiram ao espetáculo Frankie, que conta a história do cientista Oscar Frankenstein, que decide visitar o laboratório da famosa mansão do seu avô, com a sua colega, Frida Berger. Porém, a noiva de Oscar, a atriz Mandy Glitter, e o seu agente, Sr. Brooks, alteram os planos de Oscar e Frida ao entregar uma quantia em dinheiro em troca de um boneco de Frankenstein aparecer em um dos filmes de Mandy. Já na mansão, as coisas não são fáceis e Oscar encontra o caderno do seu avô com um segredo.

Já os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio foram convidados para a peça Shakexperience. Os adolescentes John, William e Henry resolvem aplicar um truque na professora de literatura, e enviam uma carta para Rachel, convidando-a para sair. Ela se apaixona e fica animada, até que outra estudante, Juliet, avisa sobre a brincadeira. Para que não sejam expulsos do colégio,  trio precisa encenar uma peça de Shakespeare e executá-la com sucesso na frente de toda a escola até o final do semestre.

Todas as peças do BA Player são em inglês e destinadas a estudantes do 4ª ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, de acordo com a escala de Cambridge de aprendizagem da Língua Inglesa.