Crianças do Nível 3C montam elementos da natureza com frutas

25 de outubro de 2019

As crianças do Nível 3C da Educação Infantil escolheram, na quarta-feira, 21 de agosto, o tema do projeto do segundo semestre da turma: “Descobrindo os mistérios da natureza”.

A temática surgiu a partir de questionamentos feitos pelas crianças, como “De onde vem o sol?”, “De onde vem a lua?” ,“Como se forma a chuva?”, e de  hipóteses levantadas por elas, como “Quando andamos de carro o sol e a lua se mexem” ou “A água vem dos canos!”.

Entre as atividades já realizadas para o projeto, as crianças fizeram pesquisas em livros sobre o tema, produziram maquetes, pintaram um foguete, o sol e lua em papel pardo e visitaram o Laboratório de Física para conversar sobre o tema.

Na quarta-feira, 04 de setembro, a turma plantou flores com sementes trazidas pela colega Manuela Costa. As crianças aprenderam a plantar e, a partir de agora, cuidarão e verificarão como nascem as flores.

Construir o Universo em uma garrafa foi a atividade realizada pelas crianças na quinta-feira, 12 de setembro. A turma colocou água, anilina azul e purpurina em uma garrafa PET,  gerando um efeito de céu estrelado, o que causou encantamento às crianças. Os pequenos também construíram foguetes com rolos de papel e fizeram a montagem do Universo na sala de referência.
Na terça-feira, 24 de setembro, as crianças foram ao Museu da PUCRS e puderam observar o que está sendo estudado:  a origem do Universo, o Sol, a Lua e as estrelas.
Na quinta-feira, 24 de outubro, a turma participou de uma culinária saudável. A nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, fez imagens do sol, da lua, das flores e de elementos da natureza com as frutas trazidas de casa pelas crianças.  Depois, cada uma escolheu as suas frutas preferidas para montar o seu desenho e degustar.