Invenções e descobertas da humanidade no desfile dos XLVII Jogos

10 de outubro de 2019

No final da tarde de quinta-feira, 10 de outubro, a comunidade escolar acompanhou o desfile dos XLVII Jogos do Colégio Farroupilha. Na Pista Atlética,  as turmas fizeram suas apresentações com base no tema “Invenções e descobertas da humanidade”, relacionado com a nova campanha institucional do Colégio, a Farroupilha Investiga, que reconhece os projetos de pesquisa desenvolvidos nas salas de aula. Acesse aqui e saiba mais.

As estudantes da Atividade Extracurricular de Cheerleading fizeram uma apresentação para dar as boas-vindas aos presentes. O desfile das crianças do Berçário ao Nível 5 da Educação Infantil teve como tema “Como investigar e descobrir brincando”. Por meio dos projetos das turmas, elas brincam, interagem, convivem, exploram e realizam vivências e investigações.

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais apresentaram a invenção da escrita. Os colegas do 2º ano trouxeram a evolução do telefone, enquanto que os 3ºs anos mostraram a invenção dos meios de transporte. Os estudantes do 4º ano representaram uma das culinárias mais conhecidas mundialmente, a pizza. Para finalizar as apresentações dos Anos Iniciais, os 5ºs anos homenagearam os jogos olímpicos, o xadrez e os jogos eletrônicos.

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais apresentaram as invenções tecnológicas, como a aviação, a eletricidade, os games, a fotografia, a televisão, a robótica, o automóvel e o celular. As invenções da moda nortearam o desfile das turmas do 7º ano, entre elas a moda na pré-história, no Egito, a medieval, a latino-folclórica, a oriental chinesa, a pop nos Estados Unidos e a futurista.

A invenção da Ciência foi lembrada pelos estudantes do 8º ano, que mostraram os avanços tecnológicos nos esportes, a importância da Matemática, as principais invenções da área da comunicação, a conquista do espaço, as revoluções na medicina, o universo dos games e a invenção do Raio X. Por fim, as turmas do 9º ano relembraram o papel do cinema, trazendo para a Pista Atlética as histórias em quadrinhos e alguns filmes marcantes, como “De volta para o futuro”, “Piratas do Caribe” e “Harry Potter”.

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio mostraram a Descoberta do Espaço, como a chegada do homem à Lua, a vida em Marte e o espaço sideral. As turmas da 2ª série também pensaram em apresentações sobre os avanços tecnológicos, trazendo reflexões de como a tecnologia influencia nas relações, dos impactos que isso causa, da Inteligência Artificial, dos impactos positivos na educação e dos jogos virtuais. Já os formandos da 3ª série do Ensino Médio desfilaram pela última vez como estudantes do Farroupilha com o tema “O fim de um caminho, o início do amanhã”. A mensagem das turmas foi lida pelas colegas Júlia Heller e Fernanda Rosa.

Os ex-alunos do Colégio também puderam relembrar os momentos vividos no desfile dos Jogos e caminharam pela Pista Atlética. O evento finalizou com o Hino do Estudante Farroupilha e a queima de fogos de artifício.

OBS: As fotos oficiais do Desfile serão divulgadas em breve.