Hackathon do Ensino Médio reúne estudantes, educadores e ex-alunos

8 de outubro de 2019

A sexta-feira, 04 de outubro, foi de Hackathon Farroupilha para um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, ex-alunos e educadores. Hackathon é uma espécie de maratona, em que se trabalha durante horas seguidas em um determinado projeto. No Farroupilha, o desafio foi planejar a construção do Novo Ensino Médio.

No início da atividade, a diretora pedagógica Marícia Ferri explicou que a proposta é gerar ideias para apoiar a construção do Novo Ensino Médio do Farroupilha, levando em consideração os quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos (a parte flexível do currículo). Os eixos estruturantes são: Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural; e Empreendedorismo. Além deles, o currículo contempla uma parte comum a todos os estudantes.As mudanças estão previstas para acontecer em escolas públicas e privadas até 2022.

Nas sete horas seguintes, o grupo participou de discussões e dinâmicas para pensar no Novo Ensino Médio do Farroupilha. “Espero do Novo Ensino Médio um espaço no qual as pessoas possam se desenvolver direcionadas ao propósito de cada uma”, comentou a estudante da 1ª série D, Camila Loukili.