Turmas do 9º ano iniciam estudos de trigonometria em atividade prática

7 de outubro de 2019

Nos dias 02, 03 e 07 de outubro, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais iniciaram os estudos de trigonometria no triângulo retângulo com uma aula com o professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato, sobre o estudo de Eratóstenes e como funcionava o projeto,  que conta com a medição internacional do raio do Planeta Terra.  Para isso, utiliza-se um gnomon (haste vertical) para medir o tamanho da sombra do Sol no horário do meio dia solar e comparar com o tamanho da sombra em outros lugares do planeta.

Os estudantes mediram o tamanho das sombras de Gnomons, que acabaram gerando triângulos retângulos, com a altura, a sombra gerada e a hipotenusa entre o vértice do Gnomon e  vértice da sombra. Após, a professora de Matemática, Greice Quequi,  e a auxiliar de ensino do Laboratório de Matemática, Letícia Diello Kuhn elaboraram uma simulação do projeto Eratóstenes, e, através de dois triângulos semelhantes dos dados gerados pelo projeto, mostraram de onde surgia as razões trigonométricas.