Turmas participam de atividades da Semana Farroupilha

17 de setembro de 2019
  1. As crianças da Educação Infantil e os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão envolvidos em atividades relacionadas à Semana Farroupilha.

Na sexta-feira, 13 de setembro, aconteceu a cerimônia de abertura. Além da entrada das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Colégio Farroupilha, os presentes cantaram o Hino Rio Grandense, interpretado na unidade Três Figueiras pela educadora Andressa Viero, e assistiram a apresentações das crianças do Nível 5, com a dança “Xote Carreirinha”, e das turmas do 1º ano, que cantaram a música “Chima, Chimarrão”. Na ocasião, a diretora pedagógica Marícia Ferri falou sobre as tradições gaúchas, como o chimarrão, o churrasco, as músicas e a pilcha.

Já na semana iniciada em 16 de setembro, as turmas do 2º ano conheceram a história “Na fazendo com o Tchezito”, que traz algumas das tradições, como as características da vestimenta do gaúcho e da prenda, comidas e bebidas típicas, fauna e flora do Rio Grande do Sul, a lenda do Negrinho dia Pastoreio e a história da Revolução Farroupilha. Para celebrar esse momentos, os estudantes estavam pilchados.

Os estudantes de 1º ao 3º ano dos Anos Iniciais ouviram a lenda da Erva- Mate, contada pela educadora Tânia Jacques. Eles também tiveram a oportunidade de ver e manusear o porongo do qual é feito a cuia, bem como um já cortado para ser transformado na “Cuia de Chimarrão”. As turmas do 4º ano fizeram roda de chimarrão, ouviram lendas gaúchas e conheceram um pouco da história da Revolução Farroupilha.

As crianças da Educação Infantil participam de atividades como Roda de Chimarrão, Fandango, contações de Lendas Gaúchas, além de ajudarem no preparo e se deliciarem com churrasco.

Ao longo de toda a semana, na esplanada do Prédio D, a comunidade escolar pode prestigiar um espaço dedicado à cultura gaúcha.