Ex-aluna promove a 5ª edição do Missão Diversão

15 de setembro de 2019

Na tarde de domingo, 15 de setembro, o Colégio Farroupilha sediou a 5ª edição do evento “Missão Diversão”, ação desenvolvida pela ex-aluna Marcella Cesa Bertoluci que une duas pontas do processo de adoção: crianças e adolescentes de casas de passagem e pessoas habilitadas a adotar. O tema escolhido foi “Festas ao redor do mundo” e reuniu 13 pessoas habilitadas a adotar, sete voluntários e 30 crianças e adolescentes atendidos das Aldeias Infantis SOS Brasil, do Abrigo João Paulo II e do Centro de Educação Profissional São João Calábria.

Todos participaram de um circuito de atividades lúdicas e recreativas no Ginásio, tiveram um lanche fornecido pelo Bar do Zé, La Brunita e Saúde no Copo e, para finalizar o evento, Marcella desenvolve a atividade “Aquário”, para compartilhar as experiências e as expectativas de cada um.

A história do Missão Diversão

Quando estava na 2ª série do Ensino Médio, em 2016, Marcella inscreveu-se para participar do projeto “Utopia Followers”, realizado pela Smile Flame e com o apoio da Unisinos. A ideia, desenvolvida no Colégio Farroupilha e em mais três escolas de Porto Alegre, tinha como objetivo incentivar estudantes a pensar em projetos sociais criativos que tivessem impacto positivos na sociedade.

Marcella e outros estudantes do Colégio ficaram sensibilizados com as crianças e adolescentes que vivem em casas de passagem da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.  Em função de outras atividades, os colegas saíram do projeto e Marcella, mesmo sozinha, resolveu ir atrás de alguns contatos, como o do juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, Marcelo Mairon Rodrigues. Foi daí que, em 17 de junho de 2017, aconteceu a primeira edição do “Missão Diversão”, nas dependências do Farroupilha. O evento aconteceu, também, em novembro de 2017, maio de 2018 e março de 2019.  Desde então, oito crianças foram adotadas.

Reconhecimento em nível mundial

No final de agosto, Marcella foi a campeã do desafio “#IamJA Video Star Contest”, promovido pela JA Worldwide, uma iniciativa da Junior Achievement (JA). A premiação aconteceu durante a JA Global Alumni Conference 2019, em Viena, na Áustria.

Para conquistar o prêmio, a jovem passou por algumas etapas: inscreveu um vídeo que foi classificado pela organização do evento como um dos 10 semifinalistas de todo o mundo; conquistou votos on-line tornando-se uma das três finalistas que ganhou a viagem para Viena; e, durante a JA Global Alumni Conference 2019, falou sobre como a JA impactou sua vida para uma plateia de 400 pessoas de vários países do mundo e uma banca composta por dois representantes da JA e dois empresários. Em sua fala, Marcella contou sobre o Missão Diversão. O projeto também foi o tema central do vídeo apresentado pela adolescente, que ganhou simpatizantes de todo o mundo.